Tamanho ultrapassou a do recorde anterior, de 13 cm, registrado no ano passado também no estado gaúcho
O Brasil registrou a maior pedra de granizo que já caiu no país neste mês na localidade de Corredor dos Brasil, em Bagé, no Rio Grande do Sul.
Segundo o Climatempo, ela alcançou 14,6 cm de diâmetro, ultrapassando o recorde anterior de 13 cm, registrado em Barra do Ribeiro, também no estado gaúcho, em abril do ano passado.
De acordo com os meteorologistas do Climatempo, a queda da grande pedra de granizo foi associada a uma tempestade supecelular, um tipo intenso e rotatório que favorece a formação de granizo com grandes proporções.
"A supercélula se organizou no Uruguai e, ao longo de 25 de setembro de 2024, moveu-se pelo sul do Brasil, provocando granizo gigante em diferentes localidades do Rio Grande do Sul", afirmam.
Eles explicam ainda que a pedra é formada dentro das nuvens de tempestade chamadas cúmulonimbus, onde as correntes de ar são intensas a ponto de levar gotas de água para regiões muito frias da atmosfera, fazendo com que sejam congeladas.
"Essas pedras de gelo, ao subirem e descerem dentro da nuvem, acumulam camadas até ficarem pesadas demais para serem sustentadas. O tamanho da pedra de granizo depende diretamente da força dessas correntes de ar", continuam.