O estudante capixaba João Emanuel Coslop Camporez, de 11 anos, foi convidado para representar o Brasil na Steam Ahead, que acontece em Stambul, na Turquia
O capixabinha João Emanuel Coslop Camporez, de 11 anos, que ficou conhecido após identificar asteroides, está prestes a viver o que para ele é a realização de um sonho. Ele foi convidado para participar Olímpiada Científica, em Stambul, na Turquia. O jovem é multimedalhista em competições nacionais e internacionais e foi selecionado para representar o Brasil no Steam Ahead, que reúne os melhores estudantes do mundo nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
Mas, para realizar esse grande desejo ele precisa captar recursos. O estudante, que mora em Vila Velha, não tem como arcar com passagens, hospedagens e outros custos que teria com a viagem. Por isso a família do João Emanuel está mobilizando uma campanha de arrecadação online.
De acordo com sua mãe, Elaine Coslop, João foi classificado para a competição graças a seu excelente desempenho em várias olimpíadas, como a Doctor CT (International Contest on Computation Thinking), a Olimpíada Matemática dos Estados Unidos e a Sasmo. "Participar do Steam Ahead é uma oportunidade única, pois ele terá a chance de somar pontos para ingressar em uma sociedade de honra internacional que oferece bolsas de estudo e acompanhamento até a entrada na universidade", explicou.
João, que sonha em se tornar engenheiro aeroespacial, já acumula mais de 50 premiações em olimpíadas científicas. Em 2023, ele se destacou ao identificar 23 asteroides em parceria com a Nasa, por meio do projeto "Caça Asteroides", promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Além disso, o jovem idealizou o "Projeto APT – Astronomia para Todos", que leva telescópios às praças de Vila Velha para popularizar a ciência entre a população.
Participar de competições como a Steam Ahead não só representa um avanço acadêmico, mas também abre portas para bolsas de estudo em universidades internacionais. "Estou muito feliz e confiante. Espero conseguir boas pontuações e aproveitar essa chance de conhecer outros estudantes apaixonados por ciência", conta João.
A campanha de vakinha online foi lançada para custear a viagem à Turquia, incluindo passagens, hospedagem e alimentação. "Infelizmente, nossa família não tem condições financeiras para arcar com os custos, por isso estamos contando com a ajuda de quem puder contribuir", explica Elaine. A meta da campanha é arrecadar fundos suficientes para garantir a participação de João no evento, que acontece de 6 a 10 de dezembro.
João Emanuel já é reconhecido internacionalmente por suas habilidades excepcionais. Em 2023, ele foi eleito pelo International Star Kids Awards como uma das crianças mais brilhantes do mundo. Além disso, foi semifinalista de um concurso promovido pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e recebeu moções de aplausos na Câmara de Vila Velha por seus feitos acadêmicos.
A participação no Steam Ahead pode ser mais um passo importante em sua trajetória, e João espera continuar conquistando vitórias para abrir ainda mais portas no mundo acadêmico. Para apoiar a vaquinha e ajudar o jovem cientista a representar o Brasil na Turquia, basta acessar o link da campanha disponível nas redes sociais da família.
Para fazer uma doação e ajudar o João Emanuel a representar o Brasil na Steam Ahead, que reúne os melhores estudantes do mundo nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, basta acessar este link e colaborar com qualquer valor.