A EMEF Laurinda dos Anjos hoje amanheceu em festa, e o motivo é muito justo: a unidade de ensino do Córrego da Pedra Grande apresentou à comunidade escolar as melhorias na infraestrutura realizadas pela Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), do Conselho de Escola e da Secretaria Municipal de Obras.
As melhorias inauguradas hoje são um sonho antigo dos moradores, agora concretizado. Para comemorar, a comunidade preparou um momento especial que contou com a presença de seus representantes, de técnicos pedagógicos e responsáveis pelos serviços gerais da Seme e da secretária Municipal de Educação, que foram recebidos com a apresentação do poema de Bráulio Bessa "Herois da vida real", feita pelos alunos do 3º, 4º e 5º anos.
Na EMEF Laurinda dos Anjos, o telhado, toda a parte elétrica, o forro de PVC e a porta da cozinha foram trocados, o reboco de algumas paredes e calçada restaurados, construção de calçamento na entrada da escola com material adquirido pela Secretaria de Educação e mão de obra da Secretaria de Obras, além de receber pintura geral e do piso.
Ainda foram instalados ventiladores novos na sala de aula e na secretaria. Todo serviço foi concluído em três semanas, graças ao trabalho competente de ajudantes, pedreiros, pintor, eletricista e carpinteiro da Seme.
Uma das crianças relatou que a escola ficou muito mais legal depois da reforma. "Parece até que ela está viva", concluiu a pequena estudante, que já leva bem a sério seu compromisso com o aprendizado.
Além do serviço de mão de obra e transporte de pessoal realizados pela Seme, foram investidos R$13.890 mil entre recursos próprios da Secretaria Municipal de Educação e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do governo federal.
Das 58 escolas das quais o mantenedor é o município, 23 receberam reformas e melhorias nos últimos três anos e oito meses, 14 são multi do campo, que possui um total de 27 escolas, o que equivale a 52% de escolas reformadas no campo.
No encerramento das comemorações, os convidados foram agraciados com a apresentação da música Vamos Construir, feita por todos os alunos da escola.
Gilmara Rodrigues da Silva, membro do Conselho de Escola explicou que a unidade de ensino nem sequer tinha fossa. "Nossos pedidos foram atendidos e a escola ainda foi equipada com itens para cozinha, tudo novinho, fogão, liquidificador industrial, batedeira e espremedor. Estamos muito gratos e felizes", disse.