Na terça-feira (1º) , a Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UaB), em parceria com o programa Qualificar ES, com o apoio do Governo do Estado, realizou uma reunião de alinhamento com a equipe gestora da Associação de Amparo Social, Educacional e de Reabilitação de Dependentes Químicos (AASERDEQ), localizada na Fazenda da Solidariedade, na comunidade Serra de Baixo, a cerca de 10 km da sede do município.
A reunião teve como objetivo o levantamento de demanda para a oferta de cursos de qualificação profissional para internos da AASERDEQ e das comunidades do campo.
Estiveram presentes na reunião a secretária Municipal de Educação, a coordenadora do Polo UaB, a nutricionista da Seme e a Equipe Gestora, psicóloga, assistente social, conselheiros e internos da AASERDEQ, além de representantes das comunidades Santo Izidoro, Santa Ana do Córrego Grande e Santa Rosa do Barra Seca.
Foram apresentadas as opções de cursos disponíveis por meio do Programa Qualificar ES, nos eixos: Ambiente e Saúde, Desenvolvimento Educacional e Social, Estética, Informação e Comunicação, Hospitalidade e Lazer, Gestão de Negócios, Segurança, Produção Alimentícia e Produção Industrial.
Todos os cursos serão ofertados de forma gratuita e com certificação, para os internos e comunidades, que tiveram a oportunidade de se manifestar acerca de suas reais necessidades.
As aulas para os internos acontecerão na sede da AASERDEQ que poderão optar por mais de um curso, dependendo da demanda. A oferta dos cursos iniciará a partir de fevereiro de 2025.
O Prefeito disse que, em reuniões anteriores nas comunidades do campo, os moradores solicitaram a oferta de cursos de qualificação profissional. "É nosso compromisso reinserir os internos da AASERDEQ à sociedade por meio do retorno ao mercado de trabalho", explicou.
Para a Secretária Municipal de Educação, a oferta de cursos de qualificação para as comunidades do campo é prioridade da gestão. "Imediatamente após a solicitação feita pela comunidade, a gestão se mobilizou para conseguir atender ao pedido, o que já se torna realidade a partir de fevereiro de 2025", garantiu.