Os municípios fazem parte da microrregião Rio Doce. Apesar dela já ter atingido as 3 metas para a classificação no Vacina e Confia, as regras somente entrarão em vigor após publicação de Portaria do governo EstadualO Espírito Santo tem mais seis municípios classificados em risco muito baixo para a transmissão da covid-19:Ibiraçu, João Neiva, Aracruz, Linhares, Sooretama e Rio Bananal, que fazem parte da microrregião Rio Doce. As informação foram divulgadas no site Vacina e Confia, do governo capixaba.
Apesar desta mudança, por enquanto, a microrregião Rio Doce segue sob as regras de classificação das cidades em risco baixo (fase verde). Mesmo ela já tendo atingido as 3 metas para a classificação no site Vacina e Confia, as regras somente entrarão em vigor após publicação de Portaria do governo Estadual sobre o novo Mapa de Risco.
Além da microrregião Rio Doce, a Litoral Sul também já consta como microrregião em risco muito baixo no site.
Na última sexta-feira (1º), o novo Mapa de Risco, que entrou em vigor nesta segunda (04), trouxe outras duas microrregiões na chamada"fase azul": Centro-Oeste e Caparaó se juntaram as microrregiões Central Serrana e Sudoeste Serrana.
Municípios do ES em risco muito baixo:
CENTRAL SERRANA- Itaguaçu, Santa Teresa, Itarana, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina.
SUDOESTE SERRANA- Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Brejetuba, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Marechal Floriano e Conceição do Castelo.
CENTRO-OESTE
- Alto Rio Novo, Pancas, São Gabriel da Palha, Vila Valério, São Domingos do Norte, Governador Lindenberg, Baixo Guandu, Colatina, Marilândia e São Roque do Canaã.
CAPARA"- Ibatiba, Irupi, Iuna, Muniz Freire, Ibitirama, Jerônimo Monteiro, Divino de São Lourenço, Guaçuí, Alegre, Dores do Rio Preto, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado.
Nos municípios em fase azul, não há restrições por conta da pandemia da covid-19. A apresentação do passaporte da vacina, por exemplo, não é obrigatória para entrar em estabelecimentos como bares e restaurantes.
O uso de máscara também não é obrigatório tanto em locais abertos, quanto em espaços fechados.- Shopping centers devem funcionar e proceder a limitação da entrada de clientes na proporção de 1 pessoa por 22 m² da área do shopping, considerando lojas, praças e circulações de uso coletivo, respeitando, ainda, a proporção de 1 cliente por 10m² (dez metros quadrados) no interior de cada loja. Uso de máscara é obrigatório.
Eventos- Na última quarta-feira (30), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou a flexibilização para o setor de Turismo e eventos do Estado. A partir deste sábado (02), os eventos sociais, culturais e esportivos não terão mais limitações de público. - Nos eventos, o limite de ocupação deve seguir as determinações do Corpo de Bombeiros, responsável pela avaliação técnica de cada espaço.Bares, restaurantes e academias- Não há restrições para o funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes, quiosques e similares, bem como as academias. No entanto, os estabelecimentos, devem exigir a apresentação do comprovante de vacinação contra covid-19. A exceção da exigência do documento é apenas para bares e restaurantes localizados nas praças de alimentações dos shoppings. O uso de máscaras deixa de ser obrigatório nas academias.Medidas Sociais- Orientação/conscientização para isolamento social e distanciamento social. - Obrigatoriedade para uso de máscaras em ambientes fechados. O uso não é obrigatório em ambientes abertos (rua, parques, etc.) - Recomendação para que pessoas dos grupos de risco permaneçam em isolamento total. - Monitoramento de casos suspeitos e infectados.Na manhã desta terça, o governador Renato Casagrande publicou em suas redes sociais que o Espírito Santo chegou a 8.009.098 de doses administradas nas salas de vacina.
"Ultrapassamos 8 milhões de doses aplicadas da vacina contra a covid-19 no povo capixaba. Resultado de muito trabalho, da aposta na Ciência, da gestão da pandemia e da colaboração da nossa população", disse.