Projeto da Ecorm Japira engloba ações agroecológicas e envolveu a comunidade e agricultores locais; selecionado na categoria Escola de Ensino Fundamental ao Médio, ações do projeto já fazem parte do plano de formação da escola
Um projeto da Escola Comunitária Rural – Ecorm Japira é finalista do Prêmio Biguá de Sustentabilidade, da TV Gazeta. O evento de premiação será realizado no Cerimonial Le Pallace em Linhares no dia 24 de outubro. A escola apresentou o projeto "Florindo sustentabilidade: o caminho dos ipês e ações agroecológicas desenvolvidas na Ecorm Japira, um projeto pensado e realizado a muitas mãos, segundo a diretora Eliene Pretti.
"É um projeto coletivo em parceria com agricultores, Conselho de Escola, alunos. E a iniciativa faz parte do nosso plano de formação, como a oficina de sabão, jardinagem, horta, que constam no currículo de Agricultura. Então realçamos esse papel fundamental no desenvolvimento sustentável, para promover a conscientização ambiental entre os estudantes, famílias e comunidades. Tudo isso para refletir sobre a importância de preservar os recursos naturais e reduzir os impactos negativos no meio ambiente", destacou Eliene Pretti.
Agroecologia
O projeto envolve ações agroecológicas, como compostagem, reflorestamento de encosta, criação de horta, reaproveitamento da água do ar-condicionado e plantio de ipês na estrada que dá acesso à escola. "O reflorestamento, faz parte do projeto da escola e foi construído com muita vontade e coração. Aliás coração que já está nas mãos, pois a apreensão é grande para sabermos qual será a nossa posição", concluiu Eliene.
Outro projeto finalista foi desenvolvido pelo Rotary Clube de Jaguaré e foi selecionado na categoria Sociedade civil. O Prêmio Biguá de Sustentabilidade é promovido pela Rede Gazeta e valoriza as principais iniciativas em prol do meio ambiente, incentivando cada vez mais as pessoas a desenvolver atividades ecológicas com objetivo de proteger o meio ambiente.