A novidade, desenvolvida pela Meta, permite que o aplicativo ofereça suporte em tarefas que vão desde a tradução de textos até a criação de imagens
A nova inteligência artificial do WhatsApp começou a chegar nos aparelhos eletrônicos do Brasil na última quarta-feira (16). O chatbot surge para competir com o ChatGPT, Gemini e outras IA já consolidadas.
A novidade, desenvolvida pela Meta, permite que o aplicativo vá além da simples troca de mensagens, oferecendo suporte em tarefas que vão desde a tradução de textos até a criação de imagens e roteiros personalizados. O Meta AI aparece como um contato no aplicativo, ou seja basta digitar na barra de pesquisa que será possível utilizar a inteligência artificial. Também está disponível na versão Web.
Com a nova IA do WhatsApp, os usuários poderão obter respostas sobre uma infinidade de assuntos de maneira prática e direta. A tecnologia responde perguntas e fornece informações sobre temas variados, funcionando como um assistente digital acessível diretamente nas conversas do aplicativo.
Outro recurso inovador é a capacidade da IA de gerar conteúdo a partir de descrições textuais. Agora, é possível criar textos, roteiros, traduções e até mesmo imagens por meio da funcionalidade "Imagine".
Essa funcionalidade foi criada para que os usuários possam se imaginar em siversas situações. Ela permite que os usuários gerem imagens de si em cenas personalizadas, como se estivessem usando roupas diferentes ou em locais diferentes. Ao gerar imagens, uma marca d"água será visível no canto inferior esquerdo, indicando sua origem automatizada. Esse recurso é ideal para quem busca uma forma criativa e ágil de dar vida a ideias visuais e escritas.
A IA da Meta também ajuda na comunicação, sugerindo respostas para mensagens e comentários, oferecendo recomendações personalizadas e até resumindo conversas. O recurso otimiza o tempo, tornando a interação no WhatsApp mais dinâmica e eficiente.
Na área educacional, a IA do WhatsApp promete ser uma ferramenta valiosa, oferecendo traduções instantâneas de idiomas e criando testes de múltipla escolha para estudo. Além disso, o assistente pode ajudar na criação de painéis de referências para design e decoração, facilitando o trabalho de criadores e designers.
Uma das funcionalidades mais curiosas da nova IA é a capacidade de interpretar o mundo ao seu redor. Ao enviar uma foto, como a de um cardápio em outro idioma, a IA pode fornecer uma tradução instantânea ou até mesmo dicas sobre objetos específicos, como plantas e seus cuidados. Além disso, é possível editar fotos, como remover elementos indesejados ou alterar cores para experimentar novos visuais.
Com o surgimento de mais uma inteligência artificial surge a dúvida: "será que é melhor do que o Chat GPT?". De acordo com o especialista em tecnologia Otávio Lube, ainda não é possível afirmar com certeza.
"Difícil avaliar sem fazer testes. Como lançou esta semana, ainda é muito cedo para dizer. A IA da Meta usa modelos da empresa, que são públicos e disponíveis em: https://www.llama.com. Inclusive, demorou a lançar um pouco no Brasil porque a Meta captura as informações trocadas com a IA para treinamento de seus modelos", explicou.