Se você não percebeu, a Inteligência Artificial já está no seu aplicativo de mensagens. Uma bolinha no canto inferior da tela indica a nova ferramenta no app chegou sem avisar. O Meta lançou o robô em 9 de outubro, mas só agora os usuários começaram a notar.
A dona do aplicativo de mensagem informou que no Brasil que a ferramenta Meta AI passou a integrar o WhatsApp. não pode ser desativado, mas é possível reduzir a interação. O CEO e fundador da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou que vai incluir o Brasil em mais uma expansão da Meta AI.
Em nota, a Meta informou que o uso da ferramenta de inteligência artificial é "inteiramente opcional". "Você pode decidir não usá-la (a Meta AI) e, ainda assim, pesquisar da maneira habitual para encontrar mensagens, fotos, vídeos, links, GIFs, áudio, enquetes e documentos nas conversas", informou a Meta. Isso significa que, se o usuário estiver incomodado com a ferramenta, ele pode continuar usando o aplicativo normalmente, sem que precise interagir com o robô pelo chatbot ou pela barra de pesquisa do app. No entanto, a aba de busca do WhatsApp continuará a mostrar sugestões.
"A Meta AI está disponível em mais idiomas e países a partir de hoje. Estamos felizes em trazer a IA líder para o Brasil, Reino Unido, Filipinas e muito mais em breve", afirmou Zuckeberg, em uma postagem no Facebook.
A Meta AI é uma assistente de inteligência artificial (IA) que chega para competir com o chatbot mais usado no mundo, o ChatGPT. A funcionalidade é parecida, uma vez que o robô aparece como uma nova aba de conversa, e o usuário pode fazer perguntas, criar imagens ou pedir que tarefas sejam realizadas. Essa IA também estará presente no feed do Facebook, como um botão adicional.
O sistema é baseado em um modelo de linguagem desenvolvido pela empresa chamado Llama (Large Language Model Meta AI, em inglês). A tecnologia de aprendizado profundo de máquina, treinada com grandes volumes de dados, funciona como o "cérebro" por trás da IA.
Para "ativar" a inteligência artificial basta clicar na bolinha e um chat diretamente com robô aparecerá, permitindo fazer perguntas, pedir recomendações ou realizar pesquisas na própria conversa. No meio de uma interação, o robô pode ser incluído por meio do "@Meta AI". A Meta AI também tem o recurso de geração e edição de imagens, cujo comando depende da palavra "imagine".
As conversas com o Meta AI não são criptografadas de ponta a ponta. De acordo com a empresa, a escolha permite uma moderação humana e automatizada das interações entre pessoas e a inteligência artificial. Os comandos à ferramenta também podem ser usados para treiná-la no futuro.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), de 2018, determina que o tratamento de dados pessoais tenha uma finalidade específica e informada aos titulares. O consentimento para isso deve ser claro. A lei brasileira também assegura que os usuários têm o direito de se opor a determinados usos de suas informações.