O Reflorestar ES tem o objetivo de promover a preservação do ciclo da água por meio da conservação e recuperação da cobertura florestal; saiba como participar
Jaguaré tem duas áreas contempladas pelo Programa Reflorestar ES, do Governo do Estado. Gerenciado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Seama com envolve recursos do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo – Bandes, o programa tem o objetivo de promover a restauração do ciclo da água por meio da conservação e recuperação da cobertura florestal. A iniciativa estimula a sustentabilidade e gera renda e oportunidades para o produtor rural.
As duas áreas contempladas em Jaguaré são as propriedades que estão na Bacia do Córrego Jundiá (propriedades localizadas desde a divisa com Nestor Gomes até o encontro do Jundiá com o Rio Barra Seca) e Bacia do Córrego Veludo (propriedades que estão localizadas da nascente até a Barragem de Água Limpa). Em 2021, Jaguaré também teve propriedades contempladas pelo programa.
Informações
O programa garante orientação técnica e recursos para o reflorestamento. Os proprietários rurais presentes nessas áreas que quiserem participar podem se cadastrar clicando AQUI. Os interessados devem inserir seu número de Cadastro Ambiental Rural – CAR para verificar se sua propriedade faz parte das áreas contempladas, ou, para mais informações ligar para a Secretaria de Agricultura pelos números 3769-1136 e 99599-0446 ou Secretaria de Meio ambiente, 3769-1080 e 99599-3659.
Sobre o Reflorestar
O Reflorestar ES faz parte da integração de programas de recuperação da Mata Atlântica e envolve o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo – Bandes e a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama). O Bandes recebe, intermedia e aplica os recursos. Para ser contemplado, o proprietário rural deve ter ações estratégicas em serviços ambientais visando ao aumento da capacidade de infiltração da água no solo e reduzindo a geração de sedimentos.
Para participar, é necessário se cadastrar e aguardar possibilidade de apoio para a região do proprietário pelo site. O pagamento dos serviços ambientais é mais uma alternativa de geração de oportunidades e renda para o produtor rural. Os valores variam de acordo com a modalidade de preservação e a extensão de área preservada.