Bombeiros buscam outras vítimas entre os escombros; até o momento, seriam entre sete e nove desaparecidos, segundo confirmou o prefeito de Villa Gesell, Gustavo Barreras
Um hotel de dez andares desabou no início desta terça-feira na cidade de Villa Gesell, na província de Buenos Aires, e também afetou um edifício vizinho. Os bombeiros estão no local em busca de pessoas entre os escombros. Até o momento, uma morte já teria sido confirmada e ainda existem entre sete e nove desaparecidos, segundo confirmou o prefeito local, Gustavo Barreras. "Estamos focados no resgate", disse o representante.
O incidente ocorreu no Apart Hotel Dubrovnik, por volta de 0h30, e parte do desabamento afetou uma residência vizinha, por isso algumas das pessoas que estão sendo procuradas nos escombros podem ser moradores desses apartamentos.
— O prédio tinha plantas aprovadas e permissão de obra para um elevador na parte frontal do imóvel. O que desabou foi o fundo, cerca de dez andares — informou o prefeito: — Não temos informações precisas sobre a presença de pessoas no hotel. Estimamos que havia cerca de seis ou sete pessoas. E no prédio ao lado, mais duas ou três pessoas — acrescentou.
Barreras disse estar em contato com autoridades do governo provincial, tanto com o ministro da Saúde quanto com o ministro da Segurança de Buenos Aires, Javier Alonso, que está no local.
Se derrumbó un edificio en Villa Gesell: los bomberos trabajan dentro del Hotel Dubrovnik removiendo escombros, mientras buscan rescatar al menos a nueve personas que están atrapadas. https://t.co/9OG12IC3fJ pic.twitter.com/Y1kVdgwxyG
— TN - Todo Noticias (@todonoticias) October 29, 2024
— Desabou aproximadamente 80% do prédio — afirmou.
As primeiras imagens mostravam que a torre principal do apart teria colapsado por completo. Até o momento, os bombeiros não conseguiram resgatar ninguém.
— Os socorristas tiveram contato com uma senhora que afirmou estar acompanhada de outra pessoa presa, e estamos trabalhando no resgate delas. Há muitos escombros, mas identificamos o local — relatou Piriz ao canal LN+.
Ele contou que, de tempos em tempos, interrompem o trabalho no local, esperando que alguém emita algum tipo de sinal.
— É um trabalho muito árduo, e vamos precisar de muitos bombeiros ao longo do dia — destacou o especialista.
Por sua vez, uma testemunha contou que sentiram "uma vibração em todo o prédio" antes da queda e que, ao olharem pela janela, viram o edifício desabar. A mulher relatou ao canal C5N que viu duas pessoas no local.
No total, cerca de 100 bombeiros estão trabalhando para localizar os desaparecidos. As cidades vizinhas de Madariaga, Pinamar e da Costa Atlântica se uniram ao operativo para colaborar com os bombeiros e serviços de emergência de Villa Gesell.
Até o momento, desconhecem-se as causas do desabamento.
O jornal argentino La Nacion tentou contato com os proprietários do hotel, mas ainda não obteve respostas. De acordo com as informações do site, o prédio começou a ser construído em 1986 e tinha o formato de um barco. O lugar leva o nome de uma localidade ao sul da Croácia.