Nesta época do ano em 2023 e nos anos anteriores o calor já estava forte e muita gente até achava que o verão já tinha iniciado. Mas o mês de novembro de 2024 apresenta um clima mais ameno e chega a estar mais friozinho em algumas regiões. Essa diferença, segundo o Instituto Meteorológico Climatempo, tem explicação: El Niño.
No Espírito Santo o fenômeno meteorológico provocou aumento de chuvas, assim como em diversos estados brasileiros. O mês termina no próximo sábado (30) e a última semana de novembro promete temporais mais concentrados nas cidades capixabas que fazem divisa com o Rio de Janeiro.
Em novembro de 2023, o Brasil vivia uma tremenda onda de calor e um forte El Niño, que foi dos responsáveis por ter feito de 2023 o ano mais quente já observado, desde a era pré-industrial, no fim do século 19, no período entre 1850 a 1900.
Novembro de 2024 está sendo com pancadas de chuva frequentes em grande parte do Brasil. A nebulosidade e a chuva são importantes reguladores da temperatura diária e inibem o super aquecimento do ar e do solo. Além disso, a porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial, na costa peruana, está com um padrão de temperatura próximo da neutralidade, sem El Niño e sem La Niña.