A Vigilância Sanitária de Vitória realizou na manhã desta quarta-feira (27) uma operação de fiscalização em uma clínica de estética na Praia do Canto, em conjunto com a 5ª Delegacia de Polícia da região, o Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES) e o Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região.
A ação foi motivada por denúncias de procedimentos estéticos realizados de forma inadequada, que teriam causado deformidades permanentes em pacientes. Durante a inspeção, os fiscais encontraram medicamentos vencidos, produtos de saúde sem identificação e instrumentos cirúrgicos em condições inadequadas.
"O material estava sem data de esterilização ou validade, e alguns apresentavam oxidação. Determinamos a interdição cautelar das salas de procedimentos e a esterilização imediata dos materiais. Além disso, identificamos que um biomédico atuava com registro suspenso, o que é ilegal", destacou Viviani Barreto, coordenadora da Vigilância Sanitária.
Os órgãos envolvidos lavraram autos de infração, apreenderam os materiais irregulares e notificaram os responsáveis pela clínica. A ação faz parte das iniciativas da Secretaria de Saúde de Vitória para assegurar a segurança dos consumidores e o cumprimento das normas da Anvisa.
A fiscalização relembra outro caso de destaque em Vitória. No dia 13 de agosto deste ano, a Clínica Stanley"s Hair, especializada em transplantes capilares, foi alvo de uma operação do Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES).
Durante a ação, foi constatada a atuação de profissionais de enfermagem em procedimentos cirúrgicos, o que vai contra a Lei do Exercício Profissional nº 7.498/86.
Na ocasião, em nota, a clínica classificou a fiscalização como uma prática rotineira do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e ressaltou que atua em conformidade com as normas vigentes.
Como denunciar irregularidades
Os órgãos de fiscalização reforçam a importância de a população denunciar práticas suspeitas em clínicas de saúde e estética.
Em Vitória, denúncias podem ser feitas pelo Canal 156, ferramenta essencial para garantir que normas sejam cumpridas e a saúde da população protegida.
Folha Vitória