Mundo Japão

Morre no Japão, aos 116 anos, Tomiko Itooka, a pessoa mais velha do mundo

Amante de atividades ao ar livre, Tomiko era uma ávida escaladora e, mesmo aos 100 anos, subiu os degraus íngremes do Santuário de Ashiya sem ajuda

Por Regional ES

04/01/2025 às 07:18:58 - Atualizado há
Japonesa Tomiko Itooka comemorando seu 116º aniversário, na cidade de Ashiya, província de Hyogo — Foto: Cortesia da cidade de Ashiya / AFP

A pessoa mais velha do mundo, a japonesa Tomiko Itooka, faleceu aos 116 anos, anunciou no sábado a cidade onde residia, Ashiya. Itooka, que tinha quatro filhos e cinco netos, morreu em 29 de dezembro em uma residência para idosos onde vivia desde 2019, segundo informou o prefeito da cidade, localizada no sul do Japão.

Nascida em 23 de maio de 1908 em Osaka, próximo a Ashiya, Itooka foi reconhecida como a pessoa mais velha do mundo após a morte, em agosto de 2024, da espanhola María Branyas Morera, aos 117 anos. "A senhora Itooka nos deu coragem e esperança através de sua longa vida", declarou em um comunicado o prefeito de Ashiya, Ryosuke Takashima, de 27 anos. "Agradecemos por isso."

BONOMO ENERGIA SOLAR

No Japão, as mulheres costumam ter uma vida longa, mas o país enfrenta uma crise demográfica cada vez mais grave, já que o aumento da população idosa eleva os gastos médicos e sociais, com uma população ativa cada vez mais reduzida para sustentá-los.

Em setembro, o Japão contava com mais de 95.000 pessoas com 100 anos ou mais, das quais 88% eram mulheres.

Dos 124 milhões de habitantes do país, quase um terço tem 65 anos ou mais.

Fonte: O Globo
Comunicar erro
Regional ES

© 2025 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES