A saída de Tyago Hoffmann (PSB) da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) abriu espaço para o segundo suplente do partido - o agora deputado estadual Toninho da Emater - assumir o mandato nesta quinta-feira (9).
Ao Folha Vitória, o recém-empossado disse que vai reunir esforços para contemplar a região Norte do Estado. "Tenho que fazer dessa oportunidade um momento para ouvir os anseios das lideranças políticas (da região) e trazê-los para a Ales", disse.
Toninho, que "não imaginava ser deputado estadual", recordou a própria trajetória, marcada por uma hospitalização em estado grave decorrente do vírus covid-19 durante a pandemia.
"É gratificante chegar aqui. Já fui vereador, vice-prefeito, prefeito de Pinheiros, e Deus quis que depois de uma dificuldade com o covid, eu tomasse posse na Assembleia. Estou ciente da responsabilidade de representar uma região que estava órfã de deputado - por causa da saída de Lucas Scaramussa (Podemos)", declarou Toninho, citando a saída do ex-deputado da Casa para assumir a Prefeitura de Linhares.
O novo parlamentar, que no dia 2 deste mês - quando foi anunciada a saída de Hoffmann da Casa - disse ao Folha Vitória que iria se reunir com o governador Renato Casagrande (PSB) antes de comentar a possível entrada na Assembleia, ressaltou o apoio do chefe do Executivo estadual à região:
"O governador, atento como sempre, está contemplando a região com um mandato que não é meu, é da região", disse.
Os primeiros passos de Toninho, que assume a cadeira durante o recesso da Assembleia - que vai até o dia 3 de fevereiro -, disse que vai aproveitar o momento para visitar as lideranças dos municípios do Norte do Espírito Santo.
"Quero trazer uma ou duas demandas de cada gestão. Quero ajudar a elevar os investimentos que já tem alcançado as cidades - porque tem muitos deputados atuantes e também o apoio do governador -, mas preciso, antes, debater isso com a própria região", afirmou.
MUDANÇA NA ALES
Tyago Hoffmann foi nomeado para assumir a Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa). O anúncio foi feito no último dia 2.
Com a saída, quem tomou posse foi o suplente Bruno Lamas (PSB), que em seguida pediu licença do cargo para permanecer no comando da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), onde está desde 2023.
Já Mário Sergio Lubiana, o Lubiana Barrigueira (PSB), abriu mão da suplência para assumir a Prefeitura de Nova Venécia no primeiro dia deste ano.
Folha Vitória