A tempestade de segunda-feira, 06, provocou danos materiais e deixou prejuízos para as famílias na região de Valiati e de São Judas Tadeu. Entre o período de 7 e 8 horas da noite de segunda-feira, a Defesa Civil Municipal avalia que houve o registro de 70 milímetros de chuva na região. A situação causou danos em várias residências com telhados arrancados e perda de móveis e eletrodomésticos.
Ação rápida
Servidores da Secretaria de Transportes imediatamente estiveram no local para desobstrução e melhoramento das estradas. Assistentes sociais e agentes do setor de Habitação da Secretaria de Assistência Social também estiveram na região para avaliar ações imediatas de socorro às famílias e já encaminharam um lote de telhas para socorrer os moradores, além de cestas básicas e água potável.
"A Defesa Civil mantém o alerta de chuvas intensas, então pedimos a máxima atenção das pessoas para que tenham todo cuidado, principalmente os que moram perto de barragens, encostas e que evitem trafegar em momentos de chuva intensa. Vamos preservar nossos bens e, principalmente, a vida que é o nosso bem mais precioso", alertou o prefeito Marcos Guerra.
Mais chuva
A previsão é de que mais chuvas intensas atinjam o município até esta quinta-feira, 09. Segundo a Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil – Cepdec, a região – assim como quase todo o Estado, está sob alerta elevado com possibilidade de acumulados de chuva excepcionais, trovoadas e possíveis vendavais.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Sérgio Rubens farias, o mês de janeiro é, normalmente, o que apresenta maior precipitação. "É comum termos mais chuvas em janeiro, mas, os números mostram que foi uma situação de excesso para além do esperado, bem acima da média. Porém, a Prefeitura agiu rápido assim que possível. Como a região ficou sem energia elétrica, também acionamos a EDP para a pronta restauração do serviço", afirmou o coordenador.
Este ano, até o momento, o acumulado de chuva no município atingiu a marca de 124,1 mm, sendo que 101,2 mm apenas nos últimos três dias. A população pode acompanhar os avisos da Defesa Civil local no site da Prefeitura de Jaguaré e, em caso de emergência, deve ligar para a Defesa Civil Municipal pelo número 99599-9954.
Prefeitura de Jaguaré