Pouco depois de tomar posse ao lado dos 21 vereadores de Vila Velha, na tarde desta quinta-feira (1°), o prefeito Arnaldinho Borgo se reuniu com os parlamentares na prefeitura de Vila Velha para anunciar mudanças no secretariado.
Entre as mudanças, destaque para a transferência de dois vereadores para o Executivo: Joel Rangel, que assumirá a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, e Anadelso Pereira, que ficará à frente da Secretaria de Esportes e Lazer. Ele também reafirmou a gestora educacional Carla Cabidela para a Secretaria Municipal de Educação, nome que havia sido anunciado no dia 17 de dezembro.
Além disso, a controladoria do município será liderada por Adriana Peixoto Miguel, ex-secretária de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, enquanto Carlos Roberto Carneiro, antigo chefe de gabinete, será o procurador da Câmara Municipal. Samuel Paiva foi anunciado como novo chefe de gabinete, e Caio Cândido, auditor aposentado da Receita Federal, assumirá a presidência do Instituto de Previdência de Vila Velha (IPVV). A Secretaria de Governo será liderada por Cael Linhalis , enquanto Maria do Carmo Neves passará a comandar a nova Secretaria de Relações Institucionais. Está em avaliação ainda a criação de uma Secretaria de Pesca.
Três novas secretarias
O prefeito também confirmou a criação de três novas secretarias: a Secretaria de Relações Institucionais, a Secretaria de Defesa da Mulher e a Secretaria de Turismo, que será desmembrada da atual Secretaria de Cultura e Turismo.
"Por acreditar que Vila Velha, hoje, já recebe um número altíssimo de turistas, por acreditar nos equipamentos em que nós estamos investindo e com a mudança na legislação tributária que está acontecendo no país, que agora o município onde o consumo é maior passa a arrecadar mais e não o município que produz é que fica com a arrecadação, pensando nisso a gente já está preparando a cidade para que a cidade possa se transformar numa indústria sem chaminé, a indústria do turismo fortíssima acontecendo na cidade, a exemplo do dia de hoje, que nós temos 100% de ocupação hoteleira em Vila Velha", disse o prefeito.
Sobre a Secretaria de Defesa da Mulher, Arnaldinho destacou sua relevância para combater a violência doméstica, que atinge índices preocupantes no município. "Com essa secretaria, queremos potencializar a orientação, mas, principalmente, o empoderamento feminino, especialmente no aspecto econômico, já que muitas mulheres vítimas de violência dependem financeiramente de seus parceiros", afirmou. Ele também lembrou que Vila Velha será a primeira cidade do Espírito Santo a inaugurar a Casa da Mulher Brasileira, prevista para maio, um projeto realizado em parceria com o governo federal e financiado com recursos municipais e emendas parlamentares.
As mudanças no secretariado entram em vigor imediatamente, exceto as novas secretarias, que dependem de aprovação legislativa, prevista para serem votadas na primeira sessão da Câmara. Segundo o prefeito, os critérios para a escolha dos nomes combinaram aspectos técnicos e políticos. "Todos os secretários têm história, capacidade e estão prontos para entregar o que a sociedade deseja", disse.
Obra no Canal da Costa
Arnaldinho também anunciou uma obra esperada pela população: o tamponamento do Canal da Costa, que inclui a construção de um parque linear com equipamentos esportivos e de lazer. A ordem de serviço será assinada no dia 7 de janeiro, marcando o início do projeto, que beneficiará a região da Praia da Costa e de Itapuã.
"Uma obra importante e esperada por aquela região, que compreende embaixo da Terceira Ponte, da Champagnat até Jorge Malacarne, próximo ao Exército Brasileiro, que vai ser tampado o canal e vai ser construído um parque linear em cima. Academia Popular, pista de skate, campo de grama sintética, quadra poliesportiva, quadra de tênis, estacionamento, ou seja, um parque linear completo para aquela região da Praia da Costa e de Itapuã, que não tem, e Centro de Vila Velha, que não tem área pública", disse o prefeito.
Secretário Anadelso Pereira
O vereador Anadelso Pereira (Podemos), que estava para assumir a vaga de deputado estadual no lugar de Lucas Scaramussa, eleito prefeito de Linhares, foi anunciado nesta quinta-feira (1°) como secretário de Esportes e Lazer de Vila Velha.
Ele destacou que seu trabalho à frente da pasta será voltado para a inclusão social e a transformação de vidas por meio do esporte. "Eu entendo que esporte é inclusão social, é transformação de vida. Eu já faço isso dentro de Vila Velha. Nós temos centenas de projetos já voltados para a área do esporte, em parceria com a prefeitura. Eu acredito que a gente vai melhorar muito a cidade, transformar a cidade de Vila Velha na cidade do esporte", disse.
Segundo Anadelso, a meta é expandir essas iniciativas, levando o esporte para as praças e envolvendo crianças, jovens e idosos em atividades físicas. Ele também mencionou planos para criar uma maratona na cidade e incentivar a prática de skate, com o objetivo de tornar Vila Velha referência em esportes.
Sobre a possibilidade de assumir uma vaga na Assembleia Legislativa, o novo secretário explicou que, após uma recontagem de votos, o primeiro suplente do partido, Allan Ferreira (Podemos), assumiu o mandato. Anadelso afirmou que seu foco no momento está em Vila Velha.
"Tem coisa que Deus faz certo. Eu acho que o meu lugar é aqui nesse município, lá eram dois anos, aqui eu tenho quatro anos, e a gente tem um 2026 que vem aí, então a gente tem planejamento também. Tudo na hora certa vai acontecer e eu espero que Deus possa nos abençoar e prosperar na nossa vida", disse.
Questionado sobre uma eventual candidatura em 2026, ele disse que essa decisão será tomada em conjunto com seu grupo político e dependerá das necessidades do município e da população.
ES Hoje