O fenômeno conhecido como "lua de sangue" acontecerá na madrugada de domingo (15) para segunda-feira (16) e poderá ser visto no céu do Espírito Santo
O ano de 2022 é marcado pelos inúmeros fenômenos que acontecem no céu. Este ano já teve chuva de meteoros e passagem de cometa e, no próximo domingo (15), mais um fenômeno ficará visível a olho nu: o eclipse total da lua.
O físico responsável pelo planetário da Universidade Federal do Espírito Santo, Sérgio Bisch, explicou que o eclipse lunar acontece durante a madrugada e poderá ser observado a olho nu no Espírito Santo. Para isso, basta que o tempo não fique nublado.
No evento conhecido como "lua de sangue", a lua cheia será totalmente encoberta pelo sol. O eclipse deve durar cerca de duas horas e meia e terá o auge pouco depois da meia noite. A próxima lua de sangue só deve acontecer em 2029.
O monitor do observatório astronômico da Ufes, Lucas Monteiro, contou que o espaço vai abrir ao público e permitir que os capixabas acompanhem o fenômeno de perto por meio de dois telescópios. "Domingo é especial. Vamos abrir das 20h às 00h30", disse.
A também monitora do espaço, Amanda Fassarella, adiantou que um terceiro equipamento, o mais sofisticado, será conectado a um computador para transmitir o eclipse pela internet. Dessa forma, quem não puder ir ao local, poderá acompanhar pela internet.
No fim do mês, outro fenômeno também deve marcar presença no céu. O "clima" lá no espaço vai provocar uma chuva de meteoros.
De acordo com o professor Marcos Calil, o começo do eclipse é momento especial.
"Este é um momento em que Lua estará passando da penumbra para a umbra da Terra. É nesse momento que a Lua começa a ficar com o aspecto "cortada" e poderá ser facilmente observada em qualquer lugar do Brasil. Mesmo nas cidades com alto índice de poluição luminosa. É nesse momento que as pessoas começam a prestar mais atenção no fenômeno."
O professor Calil observa que no ponto máximo do eclipse teremos uma Lua com um tom avermelhado escuro. Ao contrário do que muitos pensam, a Lua não desaparece do céu, porém seu aspecto avermelhado, até puxado para o marrom escuro, dificulta e muito a captação de fotos e a percepção de alguns detalhes selenográficos. A selenografia é uma subdivisão da Astronomia que estuda a superfície da Lua.
O Climatempo reitera que a análise inicial, ainda sem grande detalhamento, indica o rápido deslocamento de uma frente fria do Sul para o Sudeste do Brasil, justamente entre os dias 15 e 16 de maio de 2022.
O instituto explica que a expressão "Lua de Sangue" faz uma referência a tonalidade avermelhada que a lua fica nesta categoria de eclipse. Foram os pastores John Hagee e Mark Biltz responsáveis por nomear a expressão que foi amplamente difundida na mídia. Eles atribuíram um significado espiritual aos eclipses totais da Lua na tétrada lunar que ocorreu em 2014 – 2015.
De acordo com o GOA, da Ufes, existem diversas influências que a Lua exerce sobre a Terra. "Algumas são crenças exotéricas, místicas, sem comprovação. Mas de todas, sem dúvida a principal é o vai-e-vem das marés", explicou.
Malacarne conta que outra influência da Lua é com respeito a sua cor. A cor avermelhada que a Lua toma durante o eclipse mexe com nosso cérebro e de muitos animais, pois essa é uma das cores que mais chama a atenção do cérebro, tanto que placas de atenção usam essa cor.
"E essa variação de cores também é capaz de nos deixar mais enamorados. Essa é uma teoria minha (risos)", brincou
Malacarne conta que este é um dos maiores eclipses lunares da década, visível totalmente do Brasil e do Espírito Santo e ainda com a Lua próxima do perigeu, ponto mais próximo da Terra de sua órbita. Isso faz com que a Lua apareça 30% mais iluminada e 14% maior.
Segundo o Gaturamo, no dia 2 de novembro deste ano teremos outro Eclipse Lunar Total, mas não será completamente visível como este do Brasil. Somente no Oeste do Brasil será visível em parte, antes da Lua se pôr.
Nem no Espírito Santo, nem no litoral do Nordeste não será visível o eclipse de novembro. O próximo tão longo como este no Espírito Santo, e no Brasil, somente em 26 de junho de 2029.
O fenômeno durará 5h19min desde a penumbra. E a parte de sombra 3h27min (a visível).
*Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record TV.