Secretário fez pronunciamento na manhã desta terça-feira (17)
O Espírito Santo registou nas últimas semanas um aumento no número de casos confirmados de infecção pelo coronavírus. A informação foi passada pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante pronunciamento transmitido pela internet, na manhã desta terça-feira (17).
De acordo com o gestor, a subida na curva de casos ocorre há três semanas. "Observamos a consolidação de três semanas consecutivas de crescimento de casos observados pela covid-19. Saímos de 321 casos confirmados decovid-19, há quatro semanas, para 919 casos na última semana", afirmou o secretário.
Na atual semana, até segunda-feira (16), já foram registrados mais de 200 novos casos de infecção pelo coronavírus nas cidades capixabas.
Consequentemente, também houve aumento na positividade dos testes feitos no Espírito Santo. "A positividade dos teste de antígeno saiu da casa de 1% para 7% e dos testes RT-PCR de menos de 1% para 3% neste momento", informou.
Apesar do aumentos de casos, Fernandes destaca que maio tem se apresentado com o mês com menor mortalidade por conta da covid-19. Até a manhã desta terça, foram registradas duas mortes pela doença no Estado. "A expectativa é que não cheguemos a 10 óbitos por covid-19 em território capixaba", disse ele.
No entanto, ele alerta que com esses novos casos a taxa de transmissão pode passar de 1 no Estado, por isso a necessidade de reforçar as medidas de prevenção, como vacinação.
Segundo o secretário, cerca de 1,4 milhão de capixabas não receberam a segunda ou terceira da vacina contra a covid. Para ampliar a cobertura vacinal, mais mutirões devem ser realizados pelo Estado.