Cidades Luto

Jaguaré dá último adeus a Jairo Meira

Por Regional ES

24/05/2022 às 08:10:37 - Atualizado há

Consternação e admiração foi o tom da despedida ao ex-secretário municipal de Esportes de Jaguaré, Jairo Meira, 62 anos, por complicações decorrentes de um câncer, nesta segunda-feira, 23. Jairo lutava contra a doença desde o ano passado e, nos últimos dias estava internado no hospital Rio Doce, em Linhares.

THOMAZINE

Nascido em Nova Venécia, Jairo Jair Manoel Meira veio para Jaguaré no início da década de 80, para trabalhar na extinta Móveis Unilar. Posteriormente montou uma empresa de sonorização e publicidade, quando também realizava filmagens de eventos diversos. Em seguida fundou a JVC Publicidades, especializada em sonorização de rua. Jairo também foi diretor da Rádio Ativa por cerca de seis anos. Em 1998 foi candidato a deputado estadual ficando na suplência. Mas, sua grande paixão eram os esportes.

Esporte garante valores nobres

Aqui em Jaguaré estabeleceu uma relação de profunda dedicação com o município e as pessoas. Quem o conheceu observava que sua atuação na área esportiva era o olhar de um pai para os filhos. Isso por entender que "a boa organização municipal na área esportiva dá a muitos jovens a possibilidade de crescerem com dignidade, disciplina e responsabilidade", afirmava.

Com foco nesse pensamento, Jairo almejava chegar à condução das políticas públicas voltadas para o esporte. Organizar e multiplicar eventos e competições esportivas era o que o inspirava. Um sonho que se tornou realidade quando foi convidado pelo prefeito Marcos Guerra para assumir a Secretaria Municipal de Esportes, a partir de 2021. Aceitou de pronto e, de lá pra cá – apesar da pandemia em boa parte do ano passado, o município virou uma grande arena esportiva.

O prefeito Marcos Guerra lamenta a perda do secretário e amigo e ressalta os bons exemplos deixados por ele. "É um momento de profunda tristeza, mas, ficam os exemplos de dedicação e amor do Jairo Meira por nosso município. Todo cidadão jaguarense tem admiração pelas pessoas que têm boas atitudes e que são formadas de sentimentos nobres. Assim era o Jairo Meira! E ele demonstrou isso com seu entusiasmo em desenvolver as práticas esportivas em Jaguaré com a responsabilidade de quem sabe que o esporte é uma ponte que se constrói com muito suor e que leva a um futuro com mais dignidade. O Jairo foi um exemplo para todos nós. Fica aqui todo meu respeito e gratidão pela dedicação de Jairo ao povo de Jaguaré. Rogo a Deus por conforto a familiares e amigos", ressaltou o prefeito.

Militância pelo desenvolvimento de Jaguaré

O deputado estaual, Eustáquio Freitas, também lamentou o falecimento de Jairo Meira. "É uma perda muito grande. Ele era um grande amigo, um profissional da melhor qualidade, que deixa um legado de grandes realizações, principalmente para a população jaguarense. Sempre fui muito bem recebido pelo Jairo e também sempre gostei de dialogar com ele sobre os projetos para a nossa região. Que Deus possa confortar os seus familiares e a nós, amigos", lembrou.

Além do desempenho muito positivo no esporte, Jairo Meira teve uma vida de militância pelo desenvolvimento de Jaguaré. Participou do Comitê Pró-melhoramentos de Jaguaré, foi um dos fundadores do Partido Socialista Brasileiro – PSB, no município. Também foi um dos fundadores e primeiro presidente do Jaguaré Esporte Clube e participou da organização da Liga Jaguarense de Desportos – Lijad. Será lembrado, ainda, pela participação nos eventos esportivos da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, de Jaguaré.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Jean Costalonga, afirma que Jairo Meira se tornou uma referência em esportes no município. "O Jairo sempre foi uma referência no envolvimento com os esportes, sempre esteve presente na organização dos eventos, sempre gostou de ser voluntário e, todo e qualquer movimento que pudesse colocar o jovem e o adulto, ele estava lá apoiando. Jairo Meira sempre esteve presente, sempre será lembrado como uma referência positiva. Um homem de bem, um homem simples! E fica o nosso abraço à família e que Deus possa receber o Jairo de braços abertos", destacou.

Falando em nome da equipe da Secretaria de Esportes, o servidor Denilson Pretti lembrou momentos da vida de Jairo. "Jairo foi meu grande parceiro desde os anos 80/90. Trabalhamos entregando móveis e sempre no meio do mundo da bola. São várias histórias e boas lembranças! Chegou aonde queríamos estar, juntos na Secretaria e, infelizmente, não deu tempo de participar de alguns eventos, mas, sempre se informava sobre as competições e eventos. Com muita dor no coração, o que nos resta é a saudade", finalizou Denilson.

Jairo partiu aos 62 anos de idade e deixa a esposa Cláudia Zoé Altoé Meira e três filhos: Anderson Alberto André Altoe Meira; Gabriela Altoé Meira e Ana Paula Malini Altoé Meira, além de três netos, Murilo, Mateus e Isabel. Uma quarta neta, Angeline está prevista para nascer no próximo mês. Nesta terça-feira, 24, haverá missa de corpo presente no Ginásio Paschoal Brioschi, onde o corpo está sendo velado. Em seguida, o cortejo seguirá para o Cemitério Municipal.

DEPOIMENTOS

João Marcos Preato Deolindo – Secretário Municipal de Administração e Finanças:

"Jairo nos deixa quando mais podia e queria contribuir com a difusão da prática esportiva em nossa cidade. Era um apaixonado pelo projeto político e social que esta equipe abraçou e um gestor zeloso dos recursos e equipamentos públicos de sua Secretaria. Seu amor pelo trabalho, sua pujança tão típica de um aficionado pelos esportes, seu desejo de provocar uma mudança pautada em ideais sedimentados e princípios sólidos, sua nobreza no enfrentamento dos dias mais difíceis formam um exemplo para nós, amigos e familiares, que lamentamos sua partida certos de termos testemunhado de perto a história de um grande homem".

Atevaldo Inácio Gabriel - Secretário Municipal de Assistência Social, Cidadania e Segurança Pública:

"Tive o privilégio de desenvolver diversas atividades com Jairo Meira desde 1980. Sou grato por tudo que ele me ensinou. Sua grande vontade sempre foi querer um Jaguaré melhor e essa obra deve ter continuidade por todos que almejam o mesmo. Jairo nos legou uma jornada que deixa exemplos de conduta e bem querer".

Elias Viana – Secretário Municipal de Cultura:

"Jairo era uma inspiração para todos nós! Mesmo nos momentos mais difíceis, encontrava inspiração e força de vontade para realizar seus objetivos na área esportiva. Tinha foco nos seus objetivos. A revolução nos esportes em Jaguaré tem muito a ver com a força de Jairo Meira".

Robson Grobério (Bilin) – Secretário Municipal de Planejamento Urbano:

"Uma pessoa de uma força interior muito grande lutou o bom combate, foi um guerreiro que demonstrou muito amor pelo que fazia! Descanse em paz, amigo Jairo Meira!"

Márcia Valiati – Comissão de Iniciativa Popular:

"O Jairo Meira nos ajudou muito, na conquista da Ordem de Serviço para a pavimentação da ES-230. Ele abriu espaço na Rádio Ativa para a Iniciativa Popular divulgar as nossas demandas. Hoje estamos profundamente tristes! Porém, sabemos que a melhor forma de lembrar - e honrar a memória desse grande homem, é nos manter focados em continuar lutando e contribuindo para a melhoria das condições na sociedade para todos, como o Jairo sempre mostrou com suas ações. Ele dizia que, quando a estrada ficasse pronta, nós a estrearíamos andando a 30 km por hora para festejar! Lembraremos disso!"

Maria Cristina de Lima – Câmara de Dirigentes Lojistas/CDL

"Tão difícil quanto escrever esta nota é saber que não teremos mais entre nós pessoa tão amável, solícita e preocupada com as causas sociais, principalmente com os jovens, que sempre foram o seu foco, procurando integrá-los à sociedade através do esporte. Nosso querido Jairo Meira, agora descansa em paz, mas deixa um grande legado e a responsabilidade de continuarmos com o seu valoroso trabalho junto à secretaria de esportes de Jaguaré. Nós da CDL perdemos não só um amigo mas um grande colaborador e incentivador. Nos solidarizamos com a sua família e que o Pai o receba de braços abertos".



Fonte: Prefeitura de jaguaré
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES