A partir de agora, todos os anos, o último sábado do mês de maio será celebrado o Dia Estadual do Terço dos Homens. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, sancionou nesta quinta-feira (26) o Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Freitas, que trouxe a proposta e foi aprovada na Assembleia Legislativa. De acordo com o Diário Oficial de quinta-feira (27), a data já foi incluída no Calendário Oficial do Estado.
"Esta Lei tem como objetivo despertar no público masculino da igreja o comprometimento com a oração, a evangelização, a mudança de vida e promover a transformação do ambiente em que vive e trabalha, a partir de princípios e valores nutridos pela igreja", explicou o deputado Freitas, que é católico.
Para ele, "o Dia Estadual do Terço dos Homens tem como propósito atrair para a igreja homens de todas as idades para que celebrem juntos, num grande ato de fé e devoção, e cresçam espiritualmente cumprindo a sua missão na formação de uma família e de uma sociedade mais justa e fraterna".
"A Lei vem coroar a unidade de cada grupo do Terço dos Homens em todas as comunidades católicas desse Estado, que rezam unidos nesta grande devoção à Nossa Senhora Mãe da Igreja", concluiu o parlamentar.
Encontro
Na tarde deste sábado (28) aconteceu o 9° Encontro Estadual do Terço dos Homens do Espírito Santo. O evento começou às 9 horas com uma missa de abertura presidida por Dom Gil Antônio Moreira, na Igreja do Rosário, que fica na Prainha, aos pés do Convento da Penha, em Vila Velha. Em seguida, teve a acolhida e cadastramento dos grupos e a chegada da imagem de Nossa Senhora da Penha.
À tarde (13h), aconteceu a procissão de subida ao Convento da Penha, onde teve a saudação de Dom Gil Antônio, a reza do Santo Terço Solene, a Santa Missa, que foi presidida por Dom Lauro Sérgio Versiani, concelebrada por Dom Gil Antônio e demais sacerdotes.
O encerramento foi às 16 horas com a entrega da imagem peregrina, agradecimentos e consagração a Nossa Senhora. O tema do 9° Encontro foi "Caminhar com Maria, para viver e crescer em comunidade". E o lema foi "Na casa da Mãe renovamos o compromisso missionário".