TRABALHADOR

Prefeitura de Jaguaré inicia programação da Semana do Meio Ambiente

Por Regional ES em 31/05/2022 às 14:54:01

Crianças de duas escolas vão plantar vidas nesta terça-feira, 31 de maio. Os alunos do Centro de Ensino Infantil Municipal - Ceim Nossa Senhora da Penha e da Escola Municipal de Ensino Infantil e Municipal – Emeief São Roque vão participar da abertura das ações em comemoração à Semana do Meio Ambiente, em Jaguaré. Os estudantes participarão de palestras e de um momento de plantio de mudas nas áreas das escolas.

CRICARE

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma, inicia as comemorações amanhã, 31 e termina na próxima segunda-feira, 06, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. O destaque na programação fica por conta do momento em que alunos de escolas municipais vão participar de uma ação de plantio de mudas de ipê nas cores branca, amarela, rosa e verde, além de jatobá e jequitibá. Na quinta-feira, 02 de junho, haverá distribuição de mudas na Praça em frente à Prefeitura, a partir as 8h da manhã.

Conscientização

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas – ONU, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, que foi realizada entre 5 e 16 de junho de 1972. A proposta de celebração dessa data é chamar a atenção de todos os governos mundiais e da população sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente.

"É preciso que todos nós tenhamos consciência do nosso papel e responsabilidade na preservação dos recursos naturais! Para isso é preciso responder algumas questões. Como você escolhe os produtos que você consome? Como você descarta o seu lixo? Como você se locomove pela sua cidade? Você consome somente o que precisa? O que você faz para proteger o meio ambiente? Nossas ações, sejam elas positivas ou negativas, por menores que sejam, fazem parte de um todo" ressalta o secretário municipal de Meio Ambiente, Ezídio Basso.


Programação

A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Semma preparou uma programação que promove várias ações para a conscientização e respeito ao Meio Ambiente. Entre elas:

- Palestras nas escolas definidas pela Secretaria de Educação, incluindo a participação da Polícia Militar Ambiental, quando policiais da corporação vão apresentar animais empalhados;

- Palestras sobre a coleta seletiva, a importância dessa separação do lixo, legislação e os objetivos com a separação do lixo;

- Distribuição de mudas nas escolas e

- Distribuição de mudas gratuitas na Avenida 09 de Agosto, em frente ao prédio da Prefeitura.

Além das mudas de ipê, jatobá e jequitibá, na quinta-feira também serão doadas mudas das espécies pitanga, jenipapo, abil amarelo, abricó de macaco, oiti, sombreiro da Jamaica, palmeira imperial, angico, peroba, pau ferro, aderne, farinha seca, paineira, pitomba da Bahia, ingá, jatobá, sibipiruna e falso pau Brasil.

Educação Ambiental

O secretário de Meio Ambiente, Ezídio Basso lembra a importância da construção de novas perspectivas na sociedade voltadas para a educação ambiental. "Precisamos promover a melhoria das condições socioambientais, com atenção a problemas sérios de conscientização, como os relacionados a saneamento, condições de descarte de lixo e outros. Podemos conseguir sucesso nesses casos com educação ambiental para preservar o nosso meio ambiente", ressaltou o secretário.

Fonte: Prefeitura de jaguaré

Comunicar erro
DENGUE

Comentários

CIDADE FM