Economia Colatina ES

Conheça a história de irmãs que comandam fazenda de produção de leite em Colatina

A família não teve uma história fácil. Elas enfrentaram muito preconceito, já que a lida no campo e na fazenda, em sua maioria, é administrada por homens

Por Regional ES

28/06/2022 às 07:30:55 - Atualizado há
Foto: Reprodução TV Vitória

Uma mulher e suas três filhas comandam uma fazenda de produção de leite em Colatina. As jovens são conhecidas pela região como Irmãs Amazonas e cada uma tem a sua função na propriedade da família de produtores Sperandio. Valeska e Natiele são diretamente ligadas na lida da fazenda, como o trato dos animais e ordenha das vacas. Já Nelciele, fica na parte administrativa, enquanto a mãe cuida da casa.

CRICARE

A ordenha é diferente do que muita gente imagina. Atualmente, o processo é automatizado. Começando por ligar o resfriador, onde o leite é armazenado. Uma espécie de tambor, que tem um sistema próprio de resfriamento para manter a temperatura ideal do leite.

"Ela tem uma bomba, que ela aciona automaticamente e já vai direto para o resfriador. Por isso, a gente ganha com qualidade e ganha tempo também", explicou a pecuarista Natiele Sperandio. Manter a higiene na ordenha das vacas é uma regra na pecuária leiteira. Mais do que garantir um produto de qualidade, ter um ambiente limpo e com utensílios adequados, garante segurança aos consumidores.


Publicidade

Para aumentar a produção de leite da propriedade e dar profissionalismo à produção, as irmãs se capacitaram. "A gente fez curso de inseminação, curso de vaqueiro, curso de castração. Hoje, o que a gente pratica é inseminação. Desde que a gente fez o curso, a gente não parou de inseminar mais", disse Valeska.


"É bem difícil a gente chegar em algum lugar pra poder fazer alguma compra, às vezes de algum produto ou fazer uma negociação de gado, de venda, de compra e quando chega lá, duas mulheres, causa uma certa desconfiança, 'ah não vou fazer negócio' ou 'vou fazer o negócio e tentar passar a perna', tem muito disso, um certo preconceito", contou Valeska.

"É um orgulho muito grande, saber que duas 'meninas' podem fazer muito mais do que homens. Tem muito homem que não tem a atitude e a determinação que elas têm. É um orgulho muito grande que a gente tem na nossa história, sabendo com tudo que a gente conseguiu construir ao longo desses anos", disse Nelciele.

*Com informações da repórter Alessandra Ximenes, da TV Vitória/Record TV

Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES