Criada há 11 anos pela Amitaj - Associação do Movimento Italiano em Jaguaré, a Semana Cultural Italiana entrará na sua 10ª edição a partir do dia 07 de agosto. A semana festiva tem o objetivo de celebrar a imigração e a cultura italiana no município. A Amitaj foi fundada em 24/06/2008 e, desde então, busca resgatar as manifestações da cultura italiana em Jaguaré através de danças, gastronomia e músicas.
Com o apoio da Prefeitura Municipal de Jaguaré, a 10º Semana Cultural Italiana será realizada no estacionamento da Praça Nicolau Falcheto no Centro da cidade garantindo, este ano, mais conforto e espaço para o público, tendo como objetivo principal o resgate e valorização da cultura italiana em nossa cidade.
Uma história de fé e festa
Tudo começou há dez anos, quando um grupo de amigos jaguarenses, liderados pelo Sr. Ézio Lorencine, foi participar de uma missa rezada em italiano na comunidade de Alto Liberdade, em Marilândia, região norte do Estado. A partir desse momento, despertou-se a vontade de realizar uma missa semelhante em Jaguaré.
A 1ª missa desse tipo foi realizada em setembro de 2006 em Jaguaré, desde então a festa Italiana sempre começa com uma missa em italiano na Paróquia São Cipriano, na igreja matriz, no centro de Jaguaré. A missa terá início às 7h30 do dia 07, primeiro dia de festa com apresentação do coral da Amitaj. Os demais dias serão animados com danças, concurso, shows, desfile, sorteios e a culinária italiana.
Parcerias e atrações
Devido à pandemia de coronavírus, o evento ficou dois anos sem ser realizado. Dessa forma, os organizadores estão com boa expectativa. "Estamos voltando com tudo para marcar essa primeira década de festas trazendo algumas novidades como a carretela que mudou de nome e passou a ser chamada de tratorella, por ser um desfile de tratores ornamentados com objetos e flores trazendo lembranças da cultura italiana, que vai desfilar pela Avenida 09 de Agosto no Centro da cidade", destacou o presidente da Amitaj, Rui André Basso.
"Nessa edição, a festa vai contar com vários parceiros como Unicej, Casa Lar, Ceim Dom Bosco e Ceim Luz do Futuro. Com a grandiosidade do evento, a festa está atraindo pessoas de outras cidades como Rio Novo do Sul, Guaraná, Nova Venécia e de outras localidades para apresentar as danças e a culinária italianas", ressaltou o presidente.
Culinária será destaque
Segundo Rui Basso, além de música italiana, quem for à festa vai poder saborear uma novidade este ano. "Vamos lançar o pastel de polenta recheado, além das iguarias da ampla culinária italiana como capeltti, polentas, queijos, macarrão, angu com molho e bons vinhos". Rui ainda ressalta que a Diretoria da Amitaj está muito feliz com a proporção que o evento está tomando este ano.
"Nesse ano as nossas expectativas é de que tenha um público muito grande para prestigiar essa festa cheia de novidades. Já que o objetivo principal da Amitaj é expandir a cultura italiana no nosso município como a dança, arte, culinária e moda, preservando os jeitos e costumes".