Jubarte apareceu sem vida no último domingo (07) em Praia Mole e preocupa frequentadores e banhistas por risco de contaminação e pelo mau cheiro
Uma baleia jubarte, que foi encontrada morta por banhistas no último domingo (07), em Praia Mole, na região de Carapebus, na Serra, ainda está no local. A carcaça do animal já provoca mau cheiro e preocupa frequentadores da praia por conta do risco de contaminação.
Moradores entraram em contato com a TV Vitória, reclamando da demora na retirada do animal. O presidente do Instituto Orca, Lupércio Barbosa, que também é biólogo, explicou que a maré morta e o difícil acesso de máquinas adequadas são as principais causas no atraso da remoção da baleia.
Segundo Barbosa, trata-se de uma fêmea adulta, com 12 metros de comprimento, pesando em torno de 25 toneladas, o que deixa até mesmo o processo de necropsia, para saber a causa da morte, complicado de se realizar.
Outra consequência apontada pelo especialista é a possibilidade de animais como, invertebrados e microorganismos da região, morram devido à decomposição do animal.
A Prefeitura da Serra informou, por meio de nota, que segue tentando adquirir com empresas parceiras o maquinário para fazer a remoção da baleia. O local é de difícil acesso e não há um prazo para retirada do animal da orla.