Para a mestre de jongo da comunidade, a suspeita é que o incêndio tenha sido criminosos. Imagens religiosas foram destruídas.
Um incêndio destruiu parte do Ponto de Memória Jongo de Santa Barbára, localizado na comunidade quilombola Linharinho, em Conceição da Barra, norte do Espírito Santo. De acordo com a mestre do jongo, Gessi Cassiano, o incêndio aconteceu entre a noite de segunda (8) e madrugada de terça-feira (9). Para ela, a suspeita é tenha sido um crime de intolerância religiosa.
"Quando eu cheguei ao ponto de memória, o que eu encontrei foi a destruição. O fogo não veio de dentro pra fora. O fogo veio de fora pra dentro. Pelo que a gente está vendo, eu acho que foi uma intolerância religiosa, um ataque de vandalismo. Eu penso nos meus netos, nos meus filhos... Se já estamos nessa década e passando por isso, imagina no futuro...", disse Gessi Cassiano.
O memorial é considerado um espaço cultural que reúne a comunidade do Linharinho e já foi premiado com recursos do Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura) para manutenção e difusão de suas atividades.
As imagens religiosa de Xangô e Santa Barbára, padroeira da comunidade, foram destruídas e parte do local danificado. O memorial precisou ser interditado devido ao risco do teto desabar.
Para minimizar os impactos, foi colocado uma escora a fim de segurar o telhado. Apesar da destruição causada pelo incêndio, a mestre Gessi disse que não vai deixar de preservar as tradições da comunidade.
"Eu não vou parar. Por tudo que eu já passei e ainda passo, não vou parar. Não sei o que eu sinto. É uma falta de respeito com o nosso povo", falou Gessi.
Imagens religiosas que estavam no jongo foram destruídas. — Foto: Reprodução/TV Gazeta
O secretário municipal de Cultura de Conceição da Barra, Adilson Poeta, prestou solidariedade à comunidade e disse que a prefeitura se colocaria à disposição para que melhores respostas sejam encontradas sobre este caso.
A Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult) informou que, nesta quinta-feira (11), uma equipe visitaria o Ponto de Memória Jongo de Santa Bárbara para prestar apoio, solidariedade e buscar caminhos para a recuperação do patrimônio.
A pasta disse ainda que vai acompanhar apuração dos fatos e dar todo suporte na recuperação do Ponto de Memória Jongo de Santa Bárbara.
Questionada sobre o caso, a Polícia Civil disse o caso segue sob investigação da Delegacia de Polícia de Conceição da Barra que solicitou perícia no local do incêndio, para identificar se se trata de incêndio criminoso.