O arcebispo emérito de Vitória estava internado desde o dia 9 de julho em tratamento por complicações renais de uma doença hepática crônica
Aos 80 anos de idade, o arcebispo emérito de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, que estava internado desde o dia 9 de julho, em tratamento por complicações renais de uma doença hepática crônica, teve a morte confirmada nesta terça-feira (23). A informação é da Arquidiocese de Vitória. O estado de saúde de Dom Luiz piorou no último domingo (21). Nesta segunda-feira, apesar da gravidade, o quadro era estável.
Em publicação nas redes sociais oficiais da Arquidiocese, foi informado que o local do velório e do sepultamento do clérigo ainda não estão definidos.
Notas de pesar
Em nota, a PMV manifestou condolências a toda a comunidade católica capixaba, "que chora pela despedida desse símbolo de fé, devoção e sabedoria. Aos amigos e familiares desse homem que dedicou 53 anos de sua vida ao Sacerdócio, nossos respeitosos pêsames", afirmou.
Além do órgão, o próprio prefeito Lorenzo Pazolini emitiu nota oficial. Confira teor:
"Uma grande perda para a comunidade católica capixaba. Lamento profundamente a morte de Dom Luiz Mancilha Vilela, arcebispo emérito da Arquidiocese de Vitória, dono de uma vocação que transformou a vida de tantos fiéis e uma voz firme e inconfundível.
Foram 53 anos de vida dedicada ao Sacerdócio, período no qual se tornou grande referência da Igreja Católica no Estado e símbolo de fé e jovialidade. Meus sinceros sentimentos aos amigos e familiares de Dom Luiz", disse a autoridade do Executivo municipal.
Com tristeza, recebemos a notícia do falecimento de Dom Luiz Mancilha, arcebispo emérito de Vitória, aos 80 anos. Nossas orações estão com a família e toda a comunidade eclesiástica. Que Deus o receba com Sua mão acolhedora. Olhe por nós, Dom Luiz. ???? #Luto
— Renato Casagrande (@Casagrande_ES) August 23, 2022
À reportagem do Folha Vitória, o Padre Anderson Gomes também fez questão de deixar registradas suas palavras sobre quem foi o Arcebispo.
"Dom Luiz foi um grande homem de Deus no Espírito Santo, tanto no tempo em que passou em Cachoeiro de Itapemirim, como em Vitória. O seu grande legado é a humildade, além da excelente administração da arquidiocese e a busca pela santidade. Ele criou mais de 30 paróquias da arquidiocese", contou.
"Tornou-se emérito em novembro de 2018 e permaneceu residindo na Arquidiocese de Vitória, exercendo algumas atividades religiosos. Agradecemos a Deus pela vida de entrega de dom Luiz à Igreja e por todos os anos dedicados à evangelização e ao pastoreio. Rezamos e convidamos todos a rezarem para que Deus o acolha em seu Reino. Aos familiares, parentes e amigos, particularmente aqueles que acompanharam dom Luiz durante a internação, dom Dario Campos, arcebispo de Vitória, dom Andherson Franklin, bispo auxiliar e os fiéis de toda a Arquidiocese unem-se em oração e rezam por cada um neste momento de dor", disse a instituição religiosa, em nota.
Nas redes sociais, centenas de fiéis católicos capixabas manifestaram sentimentos de pesar e curtiram publicação da Arquidiocese. Muitos deles, narrando o quanto Dom Luiz era amado.