Por meio de nota nesta quarta-feira (24), o Leão do Norte declarou que não disputará o torneio por considerar inviável esportiva e financeiramente
Um dia após a CBF confirmar a realização da Copa Verde ainda nesta temporada, o Nova Venécia anunciou publicamente que abrirá mão da vaga na competição nacional. Por meio de nota oficial nesta quarta-feira (24) o Leão do Norte declarou que não vai disputar o torneio no qual seria um dos dois representantes do Espírito Santo por ter conquistado a Copa Espírito Santo 2021.
De acordo com o comunicado, o clube decidiu deixar de disputar a competição pelo fato da comissão técnica junto a diretoria considerar inviável a participação tanto esportivamente como financeiramente devido a demora da CBF quanto a definição se o torneio iria ou não acontecer nesta temporada.
Ainda segundo a nota oficial, o clube veneciano afirmou que vai focar o tempo e os esforços para a montagem do elenco e melhorias de estrutura visando a temporada 2023, na qual o time disputará o Capixabão e a Copa Espírito Santo.
Dessa forma, haverá apenas um time representando o Estado na competição nacional. O Real Noroeste, atual bicampeão estadual, será o único time capixaba no torneio. A Copa Verde conta com equipes das regiões norte, centro-oeste e do Espírito Santo. O campeão garante vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil 2023.