Aproximadamente 450 quilos de cocaína foram apreendidos em um porto privatizado em Aracruz, no Norte do Espírito Santo, no início da tarde desta segunda-feira (29). De acordo com o órgão, a droga estava escondida sob o casco do navio, atracado no local.
A PF afirma que, apesar da apreensão ter se dado na costa capixaba, as informações já disponíveis dão conta de que a droga foi inserida no porto de Santos, em São Paulo. O cargueiro onde a droga foi encontrada seguiria com destino imediato ao exterior, sem atracar em qualquer outro porto do Brasil.
Mergulhadores da Polícia Federal conseguiram retirar nove pacotes com a droga. Em razão da complexidade do tipo de busca, os trabalhos continuam como forma de garantir que toda a carga ilegal foi retirada.
O que diz o Portocel
Em nota, o Portocel afirmou que segue colaborando com a Polícia Federal nas investigações sobre operações do tráfico internacional que utilizam navios para transportar substâncias ilícitas.
"O Terminal está oferecendo o suporte necessário para as equipes envolvidas nas inspeções e buscas. O navio inspecionado vinha sendo monitorado pela Polícia Federal, que decidiu fazer a abordagem após a atracação da embarcação em nosso Terminal, mesmo não tendo havido identificação de movimentação suspeita na área de Portocel. Reiteramos que nosso Terminal opera com base em normas internacionais de segurança portuária e seguimos à disposição dos órgãos fiscalizadores", afirmou em nota.
Folha Vitória