O principal objetivo da operação é tentar reduzir o número de casos de violência domestica no Estado
Uma parceria entre as polícias civil e militar começou nesta segunda-feira (29). A ação irá percorrer dez municípios capixabas, com o objetivo de tentar reduzir o número de casos de violência doméstica no Espírito Santo. O projeto itinerante vai contar com uma delegacia móvel que, além de orientar, vai registrar boletins de ocorrência e solicitar medidas protetivas caso seja necessário.
O primeiro município contemplado foi Colatina, no Noroeste do Estado. O projeto "Divisão especializada de atendimento à mulher e deam's itinerante" contou com ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. O trabalho faz parte das ações nacionais da Operação Maria da Penha.
De acordo com a chefe da divisão especializada de atendimento à mulher da Polícia Civil, a delegada Cláudia Dematté, o objetivo é prevenir, dialogar e orientar com mulheres, homens e alunos das escolas do município.
A operação está prevista para ser realizada até o dia 22 de setembro e vai passar por Colatina, Santa Maria de Jetibá, Marechal Floriano, Jaguaré, Vila Valério, Sooretama, Afonso Cláudio, Mimoso do Sul, Cachoeiro de Itapemirim e Conceição do Castelo.
Na edição deste ano, o projeto conta com a participação da patrulha Maria da Penha, da diretoria de direitos humanos e Polícia Comunitária (DDHPC) e da Polícia Militar (PMES).