Linhares, no norte do Espírito Santo, é muito conhecida por suas lagoas, praias e montanhas. Morar na cidade, no entanto, proporciona muito mais que belezas naturais. Graças aos recentes investimentos, o município está se tornando a opção ideal para quem busca desenvolvimento econômico e qualidade de vida.
Desde 2019, a Prefeitura Municipal de Linhares já investiu mais de R$ 200 milhões nas áreas social, de infraestrutura e fomento ao desenvolvimento em todas as regiões da cidade. Entre as intervenções, está a revitalização de unidades de saúde, escolas e áreas de lazer e culturais do município. Há também a previsão de mais R$ 200 milhões em recursos para os próximos dois anos.
Uma importante obra é a macrodrenagem e pavimentação no Centro de Linhares. A partir da renovação da rede de esgoto, a prefeitura visa acabar com os alagamentos esporádicos da região. Atualmente, Linhares conta com 85% do esgoto tratado e todos os projetos de esgotamento sanitário executados estão alinhados às políticas de saneamento e desenvolvimento urbano.
Em junho deste ano, inclusive, a Prefeitura de Linhares entregou o novo sistema de esgotamento sanitário de Pontal do Ipiranga. Com isso, o balneário se tornou um dos únicos do Espírito Santo a ter o esgoto completamente tratado. O projeto integrou o Plano Municipal de Saneamento Básico, que visa ao aumento da cobertura de coleta e tratamento de esgoto e à recuperação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) no município.
Os investimentos também visam à melhoria da mobilidade urbana da cidade. A Prefeitura de Linhares vai investir na implantação de ciclovias e na revitalização de vias dos bairros Araçá e Guaçuí, na construção de uma passarela entre os bairros Palmital e São José, na revitalização da Linha Verde, na drenagem e pavimentação de estradas nos trechos Dom Orione a Santa Rosa, Japira a Dr. Jones e São Rafael até a divisa com o município de Marilândia.
Linhares é o município que mais cresce no Espírito Santo e, para que esse crescimento ocorra de forma ordenada, a Prefeitura Municipal de Linhares elaborou o Programa Desenvolvimento Urbano e Ordenamento Territorial. O projeto, que conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), visa à implantação de uma nova ligação entre bairros e a criação de um vetor de desenvolvimento econômico e social.
"Nosso objetivo é que, com esses investimentos e essas intervenções, Linhares se torne um lugar ainda melhor para viver e que atraia cada vez mais empresas de diferentes segmentos", reforça o prefeito da cidade, Bruno Marianelli.
Folha Vitória