Outros 170 casos estão em investigação.
O Espírito Santo chegou a 62 casos confirmados de varíola dos macacos. A informação foi divulgada nesta terça-feira (20) no boletim epidemiológico divulgado pela pela Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa). Outros 170 casos estavam em investigação.
Entre os 62 infectados, 52 deles são homens e 10 são mulheres. A maioria das pessoas diagnosticadas com varíola dos macacos em território capixaba não teve contato com algum infectado ou com suspeita da doença.
O Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES) começou a realizar exames para detectar a varíola dos macacos – também conhecida como monkeypox – no último final de semana sem a necessidade de enviar amostras para outros Estados. A testagem para a doença ainda não é oferecida de forma ampla no Brasil. Atualmente, o Governo Federal tem cerca de oito laboratórios de referência que realizam tal análise.
Antes, os exames eram enviados para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde, segundo ele, ficavam represados devido à alta demanda. O prazo médio de liberação dos resultados tem sido de 24h. Para realizar o teste o paciente é submetido a uma avaliação médica.