Economia Receita Federal

Consulta ao último lote da restituição do IR 2022 é liberada nesta sexta

Quinta etapa de pagamento vai contemplar 1,2 milhão de contribuintes com R$ 1,9 bilhão na sexta-feira da semana que vem

Por Regional ES

23/09/2022 às 09:25:52 - Atualizado há
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A Receita Federal libera nesta sexta-feira (23), às 10h, a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2022. De acordo com o Fisco, 1.220.501 contribuintes serão contemplados com o recebimento de R$ 1,9 bilhão nesta fase de pagamentos.


Os contribuintes com os nomes presentes neste lote receberão a grana da restituição diretamente na conta bancária indicada na declaração, na sexta-feira da semana que vem (30).

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O valor será creditado diretamente na conta bancária informada no final da declaração, com um acréscimo da taxa Selic em relação ao valor indicado no momento da entrega do documento.


Como consultar?

Além de conferirem na página na internet, os contribuintes podem saber se estão no segundo lote de restituição acessando o aplicativo do Fisco disponível para os sistemas Android e iOS. Nos sistemas, o contribuinte descobre se a sua restituição foi liberada, se ainda está sendo processada ou se existem pendências que impedem a restituição. Nesse caso, as correções podem ser feitas por meio de uma declaração retificadora.


O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração. Após ser depositada, a restituição ficará disponível no banco durante o período de um ano. Se o contribuinte não fizer o saque no prazo, deverá solicitar o montante por meio do Formulário Eletrônico — Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no eCAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.


Caso o valor a ser restituído não apareça na conta bancária, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

CRICARE


Fonte: Folha Vitória / Portal R7
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