O Zoopark da Montanha, único zoológico em funcionamento no Espírito Santo, passará por vistoria da equipe de Fauna do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) entre esta terça-feira (27) e sexta-feira (30). A informação foi confirmada pela instituição após ataque de uma onça sofrido por uma bióloga nesta sexta-feira (23).
Segundo o Iema, além de averiguar sobre o incidente com a onça, a vistoria também vai checar outros aspectos, já que "o estabelecimento está interditado desde o final de agosto pelo não cumprimento de algumas condicionantes da licença ambiental", informou em nota.
No início de setembro, o zoológico publicou nota nas redes sociais informando sobre a interdição:
Em relação à jovem, de 24 anos, atacada no zoológico em Marechal Floriano, a última informação repassada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é de que ela permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (Heue), em Vitória. A bióloga chegou a ter o pulmão perfurado.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou, nesta segunda-feira (26), que a jovem está recebendo os melhores cuidados por parte da equipe médica, assistencial e multidisciplinar da Unidade de Terapia Intensiva. "Informações sobre estado de saúde serão repassadas exclusivamente à família", acrescentou.
A mulher teve duas perfurações nas costas, uma no pulmão e um grande corte na cabeça. Ela chegou no Heue em estado de choque, extremamente abalada e não conseguia respirar. Por isso, teve que passar por uma cirurgia.
Segundo informações iniciais da equipe médica, a cirurgia havia sido um sucesso e ela não corre risco de morrer.
A direção do Zoopark da Montanha, se manifestou no final da tarde da sexta-feira (23), afirmando que "agiu de forma imediata na prestação do socorro da pessoa envolvida, que encontra-se consciente e fora de perigo". A nota foi concluída no sentido de que a onça não sofreu ferimentos e está em segurança.