Nesta sexta-feira (14), o município de Colatina registrou o primeiro óbito em decorrência da doença e na quinta (13), um caso foi confirmado em Aracruz
O município de Colatina, localizado na região Norte do Espírito Santo, registrou a primeira morte em decorrência de febre maculosa, Carlos de Souza Melo, de 66 anos, teve complicações da doença. O óbito foi comunicado nesta sexta-feira (14), por meio das redes sociais.
Já na quinta (13), Aracruz, registrou primeiro caso da doença. O paciente é um adolescente de 16 anos que apresentou sintomas como febre e manchas na pele. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Aracruz, por meio da secretaria de Saúde (Semsa).
De acordo com a Semsa, o local provável de infecção do caso confirmado fica na Zona Rural de Vila do Riacho. Neste ano, cinco casos de febre maculosa já foram notificados no município, sendo este, o primeiro confirmado. Os demais estão sendo monitorados em domicílio.
Ao todo no Espírito Santo, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em 2022, foram registrados 10 casos de febre maculosa, sendo 6 óbitos. Os outros 4 pacientes se recuperaram.
Óbitos
Itapemirim (03)
Mimoso do Sul (01)
Vila Pavão (01)
Colatina (01)
Recuperados
Afonso Cláudio (01)
Cachoeiro de Itapemirim (01)
Nova Venécia (02)
Em caso de suspeita da doença a notificação é realizada pela vigilância municipal ou pelo serviço de saúde que atende o paciente. Após isso, uma amostra de material é enviada para análise no Lacen/ES para a confirmação.
Trabalho em conjunto
Para conter o avanço de casos, medidas de orientações e cuidados à população vêm sendo adotadas. Um exemplo são as ações educativas para que as pessoas evitem frequentar espaços onde há suspeitas da presença de animais que possam ter carrapatos que transmitem a doença.
Uma nota de alerta aos profissionais da saúde, sobre sintomas, tratamento da febre maculosa foi divulgada pela secretaria para ajudar nas ações.