Na reta final para o segundo turno das eleições deste ano, que acontece no próximo domingo (30), os dois candidatos ao Palácio Anchieta aparecem tecnicamente empatados dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, na terceira e última rodada de pesquisas da Real Time Big Data.
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
O levantamento encomendado pela TV Vitória, em parceria com a Record TV, e divulgado nesta quinta-feira (27), mostra o candidato à reeleição, Renato Casagrande (PSB), com 51% dos votos válidos. O ex-deputado federal Carlos Manato (PL) aparece com 49%.
Os votos válidos desconsideram o percentual de brancos/nulos e os eleitores que não souberam ou não quiseram responder à pesquisa. É dessa forma que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) totaliza a apuração dos votos no dia da eleição.
Confira os dados da pesquisa estimulada
Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos e são considerados branco/nulos e a resposta de indecisos, Casagrande manteve o mesmos 48% nas três rodadas de pesquisas realizadas pela Real Time Big Data para o segundo turno.
Já o candidato do PL recebeu três pontos percentuais a mais da primeira para a segunda rodada de pesquisas, divulgadas nos dias 13 e 20 de outubro, respectivamente. Entre a segunda e a terceira rodada, divulgada nesta quinta-feira, Manato teve um ponto percentual a mais.
No levantamento desta quinta-feira, brancos e nulos somam 4%. Entre os entrevistados, 2% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder.
Veja a pesquisa por grupos sociais
RENDA
No recorte da pesquisa por renda do eleitor, Casagrande aparece com 54% das intenções de voto entre os eleitores que recebem até dois salários mínimos. Neste grupo, o candidato do PL tem 37%.
Para quem recebe entre dois e cinco salários mínimos ou acima de cinco salários mínimos, a preferência é por Manato, que tem 52% e 51%, respectivamente. O candidato do PSB aparece com 43% e 47%, respectivamente nestes cenários.
GÊNERO
Já entre os eleitores do sexo masculino, 51% disseram que votam no candidato do PL para chefiar o Executivo estadual. Casagrande foi citado por 46% dos homens ouvidos na pesquisa.
RELIGIÃO
Entre os católicos, a preferência é por Casagrande, com 50% da intenção de votos. Manato tem 43% deste grupo no novo levantamento.
Já entre os evangélicos, Manato lidera com 49% das intenções de voto, enquanto Casagrande detém 46% do público deste recorte.
Pesquisa Real Time Big Data
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 09004/2022.
Folha Vitória