Diretor de tecnologia da Estrela10 deixa sete dicas para comprar com mais segurança
A data mais aguardada do varejo será inusitada em 2022: marcada para começar à meia-noite do dia 25 de novembro, a Black Friday coincidirá com a estreia do Brasil na Copa, que ocorrerá somente algumas horas antes (às 16 horas do dia 24).
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Para os especialistas em segurança, isso pode ser um prato cheio para os trapaceiros da internet, que tendem a preparar seus golpes valendo-se do espírito da festa e do impulso para comprar. Por isso, eles recomendam atenção na hora de aproveitar as ofertas.
"A Copa do Mundo mexe com os ânimos dos brasileiros e os cibercriminosos sabem disso. Portanto, os consumidores precisam tomar alguns cuidados para não serem surpreendidos", afirma Benhur Cezar, diretor de tecnologia e responsável pela segurança da Estrela10, loja de departamentos virtual.
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O especialista deixou sete dicas para tornar as compras online mais seguras:
1 – Optar pelo pagamento com cartão de crédito virtual sempre que possível
O cartão virtual funciona como uma extensão da modalidade física, mas com informações específicas criadas no app do banco. Dessa forma, para visualizar os dados do titular, é necessário utilizar o aplicativo da instituição financeira.
2 – Se for pagar no Pix, conferir os dados antes de efetuar a transferência
Normalmente, a opção de pagar no Pix vem acompanhada de desconto significativo, assim como o pagamento por boleto. No entanto, essa é a forma mais insegura de fazer uma transação online pelos motivos mencionados acima.
3 – Verificar sempre o domínio do site
Ao efetuar uma compra, é bom observar o domínio do site e se há cadeado de segurança. Vale a pena conferir também se há selos no Rodapé do site, como Reclame Aqui e E-bit. "Eles indicam que aquele link é, de fato, confiável", diz o diretor da Estrela10.
4 - Não clicar em links que chegam pelo WhatsApp
5 – Cuidado com ofertas muito agressivas
O ditado que diz: "quando a esmola é demais o santo desconfia" é verdadeiro. Se o preço de um determinado produto está muito abaixo, o cliente precisa ficar esperto: pode ser golpe.
6 – Prestar atenção na ortografia das comunicações
7 – Desconfiar de ligações que pedem dados
Não é normal receber uma ligação de uma loja ou operadora de cartão de crédito solicitando dados pessoais – ainda mais dados bancários. E é importante nunca fornecer informação alguma por telefone, pois elas podem ser utilizadas de inúmeras formas para fraudar operações.