Internações em UTIs quase triplicaram nos últimos cinco dias. Até a última sexta-feira (18), cinco pacientes apresentavam quadros mais graves Ana Carolina Monteiro Redação Folha Vitória 23 de Novembro de 2022
O Espírito Santo passa pela terceira onda desencadeada pela covid-19 apenas em 2022. A sexta desde o início da pandemia no Estado, em 2020. No início do mês, a secretaria de Estado da Saúde confirmou o primeiro caso da BQ.1, subvariante da Ômicron, em território capixaba.
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Na última sexta-feira (18), os números eram menores: 51 pacientes estavam internados em leitos do Estado, sendo 46 em enfermarias e cinco deles em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
Durante coletiva de imprensa realizada na sexta-feira, o secretário de Estado da Saúde em exercício, Tadeu Marino, lamentou o aumento no número de notificações da doença nas últimas semanas.
"Lamentavelmente, o Espírito Santo vive a sua sexta onda de covid. Podemos afirmar isso porque se nós compararmos final de outubro e começo de novembro com o número de notificações que tínhamos na semana 44, hoje já estamos com mais de 8.450 casos de covid notificados. Isso representa um momento da semana 44 a semana 46 de mais de 156% de aumento. É um crescimento exponencial."
Algumas dicas bastante conhecidas da população são fundamentais para evitar uma nova onda da covid-19. Veja:
1. Mantenha as mãos limpas: use água e sabão ou álcool gel;
2. Tome a vacina. Caso esteja com o esquema vacinal incompleto, atualize;
3. Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com o braço dobrado ou um lenço de papel;
4. Em caso de sintomas gripais, use máscara e mantenha-se afastado de outras pessoas. Principalmente das que fazem parte do grupo de risco;