Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Jaguaré ES

Três barragens se rompem e Jaguaré, no Norte do ES, decreta estado de emergência

De acordo com a prefeitura de Jaguaré, 10 famílias foram retiradas de casa devido ao risco de rompimento de outras duas represas.


Devido às chuvas, três represas se rompem em Jaguaré, Região Norte do ES ?- Foto: Reprodução/TV Gazeta

Devido às fortes chuvas que atingem o Espírito Santo, três barragens de água se romperam em Jaguaré, na região Norte, e o município decretou estado de emergência na última terça-feira (20). Outras duas represas estão em nível crítico. Segundo a Defesa Civil do município, cerca de 10 famílias já precisaram sair de casa.

Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

De acordo com a Prefeitura de Jaguaré, as barragens que se romperam ficam em propriedades particulares na zona rural do município — duas na localidade de São João do Estivado e uma no Córrego das Abóboras.

Em São Córrego das Abóboras, a barragem estava na propriedade de Douglas Camilo. Segundo o morador, a chuva intensa fez com que ocorressem deslizamentos que provocaram o rompimento da barragem.

Barragem particular se rompeu dentro da propriedade de Douglas Camilo, em Jaguaré. — Foto: Reprodução/TV Gazeta

"Aqui foi feito um vertedouro dos dois lados, só que em um dos lados, a barreira vinha caindo, caindo, caindo, e tapou o vazante. Aí o acúmulo de água foi muito grande, passou por cima do aterro e foi amolecendo do outro lado, e rompeu", disse o proprietário.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, as duas represas em nível crítico estão em Córrego do Mosquito e em São João do Estivado

Famílias fora de casa

Segundo a Defesa Civil do município, as famílias que precisaram ser retiradas de casa moravam na região próxima à barragem de Água Limpa, que pertence ao Governo do Estado.

O coordenador da Defesa Civil Sérgio Rubens de Farias explicou que, devido aos riscos, os imóveis foram evacuados e o acesso ao local foi fechado.

"A situação é de emergência. As barragens estão sendo monitoradas. A nossa preocupação maior é com a vida. Hoje temos cerca de 10 famílias que estão alojadas em casas de parentes e outros em uma escola em Água Limpa, e estão sendo assistidas pelo município", disse o coordenador.


Represa de Água Limpa, em Jaguaré, no Espírito Santo está com nível crítico — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

De acordo com o proprietário de uma das represas em nível crítico, localizada em Água Limpa, durante todo o ano a represa fica, em média, com 4 metros de profundidade. Devido às fortes chuvas dos últimos dias, o volume de água já ultrapassou os 8 metros.

No município de Jaguaré, segundo a Defesa Civil, choveu quase 1.000 mm entre novembro e dezembro, e mais chuva está prevista para a região.

"Como o volume de chuva que está previsto, a probabilidade dessa barragem romper é muito grande. O risco é iminente", disse o coordenador.

O que diz a Agerh

A Agerh também informou que já vistoriou toda a estrutura e não indentificou nada que pudesse comprometer a segurança.


G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!