Ação foi realizada durante uma fiscalização
Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal apreendeu mais de 300 mil cigarros contrabandeados, na manhã desta quarta-feira (4), durante uma fiscalização, na BR-262, em Viana. Aos agentes, o motorista, um homem de 43 anos, contou que receberia R$ 800 para levar o veículo de Minas Gerais a Cariacica.
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
O homem explicou que pegou o caminhão fechado com a chave dentro, em um posto de combustíveis de Contagem, cidade mineira. Seu destino era outro posto, mas em Cariacica, no Espírito Santo, onde deixaria o automóvel com a carga. Lá, outro motorista pegaria o veículo e levaria ao destino final, em Viana.
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
Quando abriram o baú do caminhão, os policiais encontraram várias caixas com maços de cigarro, escondidas atrás de caixotes, utilizados para carregar verduras, vazios.
"Não bastasse o impacto financeiro provocado pelo contrabando de cigarros, outra questão grave é relativa à saúde. Uma análise feita em cigarros contrabandeado encontrou restos de insetos, plástico, colônia de fungos e ácaros, além de concentração até 11 vezes maior de metais muito tóxicos, como chumbo, crômio, níquel e cádmio, em comparação aos cigarros legais", disse a PRF.
Uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Ipec mostrou que o Brasil perdeu, por ano, uma média de R$ 10 bilhões com evasão fiscal decorrente de cigarros ilegais comercializados no País. Ainda segundo o estudo, de cada 100 maços de cigarros vendidos, cerca de 48 são ilegais, vindos principalmente do Paraguai.
O condutor, o veículo e a carga serão encaminhados para a sede da Polícia Federal, que fica em Vila Velha.