Investimentos passam de 13 milhões de reais aplicados em obras no município; são intervenções de pavimentação, instalação de ar condicionado em escolas, alambrado, construção de quadras e estação elevatória, além de outras obras retomadas e iniciadas pela Prefeitura em 2023
A Prefeitura de Jaguaré retomou, nesta semana as obras iniciadas no final de 2022, após o recesso de final de ano. São obras com recursos próprios e outras a partir de convênios com o Governo do Estado, entre elas a construção do Centro Empresarial de Barra Seca (Polo Industrial) e a instalação da Estação Elevatória de Esgoto.
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
O ano de 2022 foi marcado pela retomada dos projetos estruturantes no município, após o período da pandemia de covid-19. Além da estagnação causada pela pandemia, a Administração encontrou o município com sérios problemas estruturais e com defasagem de seus equipamentos e das políticas públicas.
Obras Estruturantes
Com a determinação de recuperar a capacidade de responder às demandas da população, as secretarias iniciaram, em 2022, um verdadeiro trabalho de reconstrução. Obras estruturantes foram iniciadas como a implantação do Emissário com Estação Elevatória – EEE, do efluente de esgoto da Estação de Tratamento de Esgoto do Bairro Irmã Tereza Altoé, até o Córrego Jundiá, em uma intervenção de 2 milhões e 300 mil reais.
Outra obra que será retomada é a implantação do Centro Empresarial de Barra Seca. Avaliada em quase 6 milhões de reais, nesta primeira fase, a obra contempla o calçamento e a infraestrutura na área de 10 alqueires. O Centro Empresarial irá atrair e instalar empresas para Jaguaré gerando emprego e renda.
A ordem na Prefeitura é expandir o desenvolvimento para todo o município. Dessa forma, iniciou-se em 2022 um processo de pavimentação das comunidades rurais, em um projeto de mais de um milhão e 300 mil reais. Em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura instalou o calçamento em diversas comunidades. Está prevista para iniciar nos próximos dias, a pavimentação da Comunidade de Fátima.
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
Mais qualidade no esporte
Referência na região quando o assunto é esporte, a Prefeitura de Jaguaré ampliou, no ano de 2022, as ações para garantir mais segurança e qualidade nas práticas esportivas. Nos próximos dias serão retomados os trabalhos de troca da iluminação do Estádio Conilon, que passará a contar com iluminação de led, moderna e mais eficiente. O valor compreende quase 800 mil reais.
Na Comunidade de Água Limpa, continua a reforma na estrutura do Campo Bom de Bola, além da troca do alambrado. E já foi iniciada também a construção do Campo Bom de Bola na Comunidade de Fátima totalizando um investimento nos dois equipamentos de quase um milhão de reais. Iniciadas em 2022, as obras de reforma dos vestiários dos campos de futebol voltam nos próximos dias. São 700 mil investidos com o intuito de garantir melhor acomodação para os atletas.
Bom de bola, bom de escola
É uma verdade que Jaguaré tem destaque nos esportes. O mesmo pode se afirmar em relação à Educação. O município apresenta índices sempre entre os melhores do Estado. Prova disso são os bons resultados na Avaliação de Fluência para o segundo ano e do Programa de Avaliação da Educação Básica do espírito Santo – Paebes.
Os avanços na Educação também são percebidos na melhoria da estrutura das escolas. Este ano, a Secretaria de Educação já voltou com as obras de reforma nas unidades de Escolas Unidocentes Municipais que receberão sistema de ar condicionado. As primeiras serão EPM Santa Maria Goreth, Emeief Adenil Quiuqui e Emeief Vargem Grande por já terem estrutura de energia 220V.
As demais escolas do Prover que receberão instalação de ar condicionado ainda passarão por inspeção na parte elétrica. Outras reformas estão sendo realizadas na EPM São Sebastião do Zanelato, EPM Santa Maria Goreth e Emeief Giral. A previsão é que até o final de janeiro, tenham início as reformas na Emeief Adenil Quiuqui, EUM Belmiro Giovanelli, EUM Cabeceira do Córrego da Areia, EUM Rio Preto, Emeief Vargem Grande e EUM Córrego das Abóboras.
Outro destaque é a finalização das reformas das Emef"s Marciano Altoé e Santa Catarina, da Emeief Palmitinho e do Centro de Educação Infantil Municipal – Ceim Nossa Senhora da Penha, no Palmito.
Cidadania plena
Para melhor atender usuários do Centro de Referência da Assistência Social - Cras, as obras de construção da unidade no Bairro Seac continuam com a atuação das máquinas e homens para erguer mais esse equipamento social que vai atender centenas de famílias do bairro e região. Serão iniciadas nos próximos dias, as obras de reforma e ampliação da sede do Creas, no Bairro Boa Vista. As duas obras compreendem um investimento de mais de 2 milhões de reais.
O trabalho de reforma, revitalização e recuperação de prédios públicos e estradas do município estão a todo vapor. A reforma do prédio das secretarias municipais de Meio Ambiente, Obras, Cultura, Serviços Urbanos e Agricultura já está praticamente finalizada, bem como do prédio da Prefeitura. Estão sendo investidos quase 800 mil reais nessas reformas para que o contribuinte cidadão seja atendido com mais conforto e qualidade.
As intervenções para reparos nas estradas rurais do município não pararam no período de festas para acelerar a recuperação das mesmas. A Prefeitura realizou mapeamento das estradas rurais que precisavam de serviços de manutenção e reparos em função das fortes chuvas e deu início imediatamente à recuperação tão logo foi possível.
Dignidade
A ordem na Prefeitura de Jaguaré é identificar as principais demandas da população e agir imediatamente para solucionar os problemas. Juntam-se às obras, a entrega de títulos de propriedade ocorrida no final do ano passado, além da Regularização que irá ocorrer este ano, em especial na Comunidade de Água Limpa.
A Prefeitura também ampliou o cemitério do Centro da cidade e finalizou a compra da área onde já foram iniciados os preparativos para a ampliação do cemitério do Giral. O cemitério de Água Limpa já foi entregue à comunidade. O investimento nos três equipamentos totalizou quase 900 mil reais. Além disso, os procedimentos para a construção da Capela Mortuária no Centro já foram iniciados.