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Espírito Santo tem primeira escola particular com selo de segurança certificado pelo Corpo de Bombeiros

Selo "Escola Segura" prepara as instituições escolares para agirem de forma correta em situações de emergência. Projeto inclui treinamento de primeiros socorros e simulação de incêndio

Por Regional ES

25/02/2023 às 06:27:31 - Atualizado há
Foto: Divulgação / Escola Américana de Vitória

Com a proximidade da volta às aulas, entre os muitos itens que os pais costumam observar na hora de decidir a escola dos filhos, segurança é um dos principais. Mas como saber se a escola é realmente segura? Como verificar, por exemplo, se a escola está devidamente preparada para situações de incêndio?

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No Espírito Santo, a Escola Americana de Vitória já conta com o selo "escola segura" do Corpo de Bombeiros. A certificação é uma nova cultura de prevenção no ambiente escolar, e prepara funcionários e alunos com noção de primeiros socorros, combate a incêndio e abandono de área em caso de emergência.

"Somos a primeira escola particular do Estado a receber o selo. Uma das primeiras coisas que as famílias procuram é a segurança. Com essa preparação, a escola pode atuar efetivamente em um princípio de incêndio de maneira eficaz, para quando chamar o Corpo de Bombeiros a situação já esteja sob controle, ou as vezes nem precise chamar", afirma Cristiano Carvalho, CEO da Escola Americana.

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Foto: Divulgação / Escola Américana de Vitória

O Tenente Coronel Paiva, do Corpo de Bombeiros, explica que o selo "escola segura" é uma certificação de que a escola está tem condições de agir de maneira adequada em situações de emergência.

"É um certificado de qualidade, uma espécie de ISO de segurança contra incêndio, que identifica como a escola é comprometida com questões de prevenção e proteção contra incêndio. Os profissionais da escola e os alunos passam por uma capacitação e no fim são avaliados em uma simulação", explica o Tenente Coronel Paiva, do Corpo de Bombeiros.


Passo a passo

Para conseguir a certificação, a Escola Americana realizou três etapas. A primeira diz respeito ao alvará do Corpo de Bombeiros, documento que atesta as condições mínimas de proteção, como alarme, saídas de emergência e extintores de incêndio. Este é um documento que toda escola deve ter.

O segundo passo foi a criação de um plano de prevenção de emergência, que contém os equipamentos de segurança da escola e o papel de cada profissional em uma situação de emergência. "Quem vai disparar o alarme, quem vai conduzir as crianças para local seguro, quem vai ligar para os bombeiros", detalha o Tenente Coronel Paiva.

Toda a comunidade escolar foi treinada. São 4 horas de aula de primeiros socorros, 12 horas de prevenção e combate a incêndio e 4 horas de aula de abandono predial. Ao final, o terceiro e último passo foi a realização com sucesso de uma simulação de incêndio, quando o Corpo de Bombeiros avaliou se a escola é capaz de operar corretamente em uma situação de emergência, e a Escola Americana de Vitória passou por todas as etapas e obteve o selo no último mês de dezembro. Está mais do que preparada para a volta às aulas este ano de 2023.


Escola Segura

Simulações de situações de emergência nas escolas são comuns em países desenvolvidos, mas ainda pouco difundidas no Brasil. No Espírito Santo, o projeto Escola Segura surgiu em 2019, mas acabou paralisado no ano seguinte por conta da pandemia. Retomado em 2021, a Escola Americana de Vitória é a primeira instituição particular de ensino a conseguir a certificação do programa.

Fonte: Folha Vitória
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