A Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus deu início à Fase 1 da Campanha Nacional de Vacinação 2023 contra a Covid-19 nesta segunda-feira (27), com ação de vacinação no Lar dos Velhinhos e na US3, para grupos prioritários. Para se vacinar, basta levar o cartão do SUS e um documento de Identidade.
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Por determinação do Ministério da Saúde, os grupos que terão prioridade nesta Campanha de Vacinação com a Bivalente são adultos, com 70 anos ou mais, ou pessoas, com 12 anos ou mais, que estejam vivendo em instituições de longa permanência – bem como os trabalhadores dessas instituições –, pessoas imunocomprometidas, indígenas, ribeirinhos e quilombolas.
Na Fase 2, que terá início a partir de 6 de março, o grupo prioritário será o de pessoas com 60 a 69 anos.
VACINA BIVALENTE
O imunizante Bivalente conta com cepas atualizadas contra o Coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra Covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
Estudos realizados nos EUA, entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, pelo Centers of Disease Control and Prevention (CDC) indicam que as vacinas bivalentes fornecem proteção adicional contra infecções sintomáticas relacionadas à sublinhagem BA.5 e XBB/XBB.1.5 em pessoas que receberam anteriormente duas, três ou quatro doses de vacina Monovalente.
Todos devem manter-se atualizados com as vacinas recomendadas, incluindo a dose de reforço Bivalente quando chegar a vez de seus grupos.