Saúde SUS

Ministério da Saúde estuda incorporar nova vacina da dengue ao SUS

Nesta quinta-feira (2), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o imunizante Qdenga, que apresentou eficácia de 80% nos estudos clínicos

Por Regional ES

04/03/2023 às 07:46:45 - Atualizado há
Foto: Reprodução/Freepik

O Ministério da Saúde vai solicitar a avaliação do novo imunizante contra a dengue, Qdenga, da empresa Takeda Pharma Ltda, pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).

Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

A pasta informou que a inclusão da vacina para controle da dengue no Sistema Único de Saúde (SUS) é prioridade e que monitora o atual cenário epidemiológico das arboviroses no país.

CRICARE

Nesta quinta-feira (2), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o imunizante, que apresentou eficácia de 80% nos estudos clínicos. Ainda de acordo com a pasta, para incorporar novas tecnologias no SUS, a Comissão avalia aspectos como:


- Eficácia;
- Acurácia;
- Efetividade;
- Segurança;
- Impacto econômico da nova tecnologia.

De acordo com a Anvisa, a vacina será em duas doses e administrada via subcutânea com intervalo de três meses entre as aplicações.

Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram

THOMAZINE

O Ministério da Saúde informou também que está em contato com o setor de novas tecnologias em saúde que desenvolvem estudos relacionados à vacina contra a doença. Principalmente produtores nacionais.

ES confirma circulação de sorotipo 2, forma mais grave da dengue

O DENV-2 é um dos quatro sorotipos de vírus da dengue e a circulação dele não era detectada desde 2019 no Estado, porém, já havia sido identificado no último ano em circulação no País.

Dados divulgados pela Fiocruz, o sorotipo 2 do vírus da dengue foi responsável pelas epidemias da doença no Brasil em 2007, 2008 e 2009.


Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES