O deputado estadual Denninho Silva (União Brasil) protocolou um Projeto de Lei sugerindo a criação de um Programa de Educação Física Adaptada para alunos com deficiência nas escolas das redes de ensino público e privado do Espírito Santo.
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
O Projeto foi lido na sessão ordinária da última segunda-feira (6) e já começou a tramitar nas comissões relacionadas ao tema. A proposta do deputado é fazer a inclusão social e esportiva desses alunos na rede escolar.
"O Programa de Educação Física Adaptada deverá ser desenvolvido em todas as escolas, tanto pública quanto privada. As atividades do programa deverão ser integradas ao projeto pedagógico da escola e garantir o pleno desenvolvimento físico, cognitivo e social dos alunos com deficiência, respeitando – é claro! – suas limitações e potencialidades", resumiu o deputado proponente.
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
Segundo a proposta de Denninho, o programa deverá contar com professores capacitados em Educação Física Adaptada. "A inclusão social e esportiva dos alunos com deficiência é uma questão fundamental para a garantia dos seus direitos", defendeu.
A Educação Física Adaptada é um instrumento importante para promover essa inclusão, garantindo o acesso desses alunos às atividades físicas e esportivas.
A iniciativa, se aprovada na Ales e sancionada pelo Governador Casagrande, permitirá que alunos com deficiência tenham acesso a atividades físicas e esportivas adequadas às suas necessidades e potencialidades, contribuindo para a sua formação integral e para a promoção da igualdade de oportunidades.