Da Saúde Básica até os serviços especializados, a Prefeitura de São Mateus, através da Secretaria Municipal de Saúde, investe anualmente mais de R$ 85 milhões, movimentando cerca de 1.300 servidores. E não é para menos: 89,7% dos mais de 135.000 habitantes dependem do Sistema Único de Saúde (SUS).
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
A porta de entrada para o sistema são as Unidades Básicas de Saúde, dispostas por territórios e responsáveis pelo primeiro atendimento à população, mas o Município é hoje, no País, um dos que disponibiliza maior variedade de serviços fora das regiões metropolitanas.
Para o secretário municipal de Saúde, Henrique Follador, "esse nível de prestação de serviços ao contribuinte só é possível quando a Saúde é prioridade para o gestor e o Município tem as contas em dia, o que permite ter acesso a convênios e outras facilidades nas esferas estadual e federal."
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
CUIDANDO DE QUEM MAIS PRECISA
"Estamos aumentando os investimentos na Saúde ano a ano, sabendo como investir, fazendo chegar na ponta, atendendo quem mais precisa do Poder Público", destacou o prefeito de São Mateus, Daniel Santana.
SAÚDE BÁSICA E ESPECIALIDADES
Também chamadas de Unidades de Saúde da Família, é através delas que os usuários do SUS têm acesso ao Sistema onde, pela Central de Regulação, agendam consultas, exames, internações e tratamentos, na esfera municipal.
As principais são as UBSs de Santo Antônio, Vila Nova, Guriri e Nestor Gomes, mas há Unidades também nos Bairros SEAC, Litorâneo, Ponte, Porto, Morada do Ribeirão, Sernamby, Aroeira, Aviação, Forno Velho (Cohab), Boa Vista, Ideal, Pedra D"Água, Paulista, KM 23, KM 29, KM 35, Santa Maria, Nova Lima e Nativo.
DIFERENTES E DIVERSOS SERVIÇOS
Além das UBS"s, o Município disponibiliza ainda dezenove diferentes serviços, que são o Pronto Atendimento (UPA), a Policlínica US3, SAMU 192, Central de Ambulâncias, Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental e Vigilância Epidemiológica, Centro de Ação Psicossocial (CAPS) e Centro de Ação Psicossocial para usuários de Drogas (CAPS AD), Saúde Bucal, Farmácia Popular, Imunização e Saúde da Criança, Hipertensão e Diabetes, Tuberculose e Hanseníase, Saúde da Mulher, Vigilância Alimentar e Nutricional, Clínica Municipal de Fisioterapia, Melhor em Casa, convênio com o Hospital Maternidade incluindo cirurgias eletivas e Programa Ver Bem, Viver Melhor.