Saúde

Papa Francisco é internado com infecção respiratória

O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, afirmou que foi descartada infecção por covid-19

Por Regional ES

29/03/2023 às 18:13:57 - Atualizado há
Foto: Agência Brasil

O papa Francisco, de 86 anos, foi internado na tarde desta quarta-feira (29), no Hospital Agostino Gemelli, em Roma. Segundo comunicado do Vaticano, o pontífice argentino sofre de uma infecção respiratória "que exigirá alguns dias de tratamento médico apropriado no hospital".

Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

"Nos últimos dias, o papa Francisco vinha sofrendo de algumas dificuldades respiratórias, e nesta tarde ele foi ao Policlinico A. Gemelli para se submeter a alguns exames", acrescenta a nota.

O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, afirmou que foi descartada infecção por covid-19.

"Os testes mostraram que ele tinha uma infecção pulmonar que exigirá vários dias de terapia médica", disse Bruni em seu comunicado.

"O Santo Padre está em Gemelli desde esta tarde para alguns exames agendados", disse a primeira declaração de Bruni.

Francisco parecia estar relativamente bem de saúde durante sua audiência geral habitual na quarta-feira, embora tenha feito caretas ao entrar e sair do papamóvel.

Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram

THOMAZINE

Dores no peito

Além disso, a saturação de oxigênio no sangue está em padrões normais, disse ainda a Ansa citando fontes médicas.

De acordo com o jornal Corriere della Sera, o papa começou a sentir dores no peito e problemas respiratórios imediatamente após a audiência geral realizada nesta quarta na Praça de São Pedro, e quando já estava em sua residência, na Casa Santa Marta, foi aconselhado a ir ao serviço de cardiologia do hospital romano para se submeter a exames.


Outros problemas de saúde

O papa Francisco sofre com problemas nos joelhos e nos nervos ciáticos que o levaram a mancar e, nos últimos meses, o obrigaram a usar uma cadeira de rodas.

Na ocasião, o papa ficou dez dias internado. A intervenção, disse ele depois, deixou "sequelas" que o levaram a descartar a cirurgia no joelho recomendada por seus médicos.

Desde que seu joelho começou a incomodar, Francisco passou a depender, a princípio aparentemente com relutância, de outras pessoas para se movimentar. Ele às vezes usa uma bengala, mas também se apoia em ajudantes e conta com um mordomo específico para colocá-lo e tirá-lo da cadeira de rodas.

Nas viagens ao exterior, ele agora usa um elevador para entrar e sair do avião. No início de fevereiro, ele viajou para o Congo e o Sudão do Sul.

Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES