Domingo, 02 de abril, é o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, e a Associação dos Amigos dos Mateenses Autistas (AAMA) promove, com o apoio da Prefeitura, o 2º Encontro de Pais e Mães dos Autistas, promovido pela Associação dos Amigos dos Mateenses Autistas.
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
O local será o mesmo de 2022, a quadra coberta do Centro de Convivência Amélia, no Bairro Carapina, e o evento acontecerá às 14h. Segundo o presidente da Associação, Fábio do Nascimento, haverá palestras, sorteio de brindes para as mães, brinquedos para as crianças, além de pipoca e picolé.
O passaporte para a quadra é a camiseta do evento, que está sendo vendida e tem como tema "mais informação, menos preconceito", mas as arquibancadas estão liberadas para o público em geral.
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
O objetivo do Encontro é dar visibilidade às necessidades que os portadores desse tipo de deficiência apresentam, buscando parcerias com o Poder Público e a iniciativa privada para informar melhor a sociedade sobre o problema e garantir direitos: uma das lutas é pela construção de um Centro de Tratamento em São Mateus.
Um outro objetivo, mais lúdico, é que mães e pais de autistas possam socializar, trocando experiências. Ainda segundo Fábio do Nascimento, são esperadas pessoas de São Mateus e de municípios vizinhos.
O PODER PÚBLICO E O AUTISMO EM SÃO MATEUS
A atual Gestão Municipal tem um olhar diferenciado sobre o público de autistas e seus responsáveis. A Lei 2032/2022, assinada em fevereiro de 2022, instituiu a Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA), destinada a conferir identificação à pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Município de São Mateus-ES.
O objetivo da ação é garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
A pessoa portadora de transtorno do Espectro Autista (TEA) é legalmente considerada pessoa com deficiência para todos os efeitos, com direito a assistência social. As carteirinhas começaram a ser entregues em julho de 2022
ENTENDA O DESAFIO
O transtorno do espectro autista (TEA) engloba um grupo de afecções de neurodesenvolvimento cujas características envolvem alterações qualitativas e quantitativas de comunicação, seja linguagem verbal ou não verbal, da interação social e do comportamento.
O grau varia entre as pessoas, que podem apresentar um quadro leve, com total independência e discretas dificuldades de adaptação até a dependência diária para todas as atividades diárias.