Operação da Polícia Civil com apoio da Prefeitura de Viana cumpre mandados de busca e apreensão. Estabelecimentos comerciais da Grande Vitória que compravam as carnes também são alvos.
A Polícia Civil do Espírito Santo realizou uma operação para fechar um abatedouro clandestino em Viana, no Espírito Santo, na manhã desta quinta-feira (27). O local vendia carne de cavalo como sendo de boi. Além do abatedouro, que foi demolido durante a ação, os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão em residências que seriam dos donos e em restaurantes, frigoríficos e açougues que comercializavam os produtos, na Grande Vitória.
A operação aconteceu em Araçatiba, na zona rural de Viana. O abatedouro é investigado pela polícia desde o ano passado. O local já tinha sido fechado outras duas vezes.
A operação também aconteceu em outros cinco pontos de Viana e Cariacica, com cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão. Entre os alvos, estão os proprietários do abatedouro clandestino.
Abatedouro clandestino é demolido em Viana — Foto: Vanessa Calmon/TV Gazeta
Estabelecimentos comerciais da Grande Vitória que compravam as carnes, como restaurantes, açougues e frigoríficos, também foram alvos da operação.
De acordo com a Polícia Civil, os proprietários furtavam cavalos, que muitas vezes estavam doentes, por R$150. O lucro com a venda das carnes chegava a R$ 2 mil.
Em fevereiro, um abatedouro clandestino foi fechado por vender carne de cavalo como sendo de boi em Araçatiba, em Viana, na Grande Vitória. A operação da prefeitura foi denominada "Pata Quebrada". O mesmo local já havia sido alvo de ação e fechado em setembro do ano passado.
A ação teve a participação da Secretaria de Meio Ambiente, do Programa de Bem-estar Animal É o Bicho! e da Secretaria de Defesa Social e Guarda Municipal. Ninguém foi preso.
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
Abatedouro clamdestino volta a ser fechado no ES — Foto: Divulgação/Prefeitura de Viana
Segundo a prefeitura, na hora em que os agentes chegaram, havia um animal com as patas amarradas, já abatido e desossado, e outros três prestes a serem mortos.
No local também havia equipamentos para desossa de animais, como machados e facas, além de currais e frigoríficos.
O material foi entregue à Polícia Civil, que vai investigar para onde a carne seria destinada. De acordo com a prefeitura, a carne de cavalo seria vendida como se fosse de boi, em alguns locais da Grande Vitória.
Abatedouro ilegal foi fechado em Viana, ES — Foto: Prefeitura de Viana/Divulgação
Em 6 de setembro do ano passado, o local já havia sido fechado por equipes da Polícia Civil, da Prefeitura de Viana e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).
Na época, oito pessoas foram presas. Apesar disso, o abatedouro ilegal voltou a ser utilizado para o crime.
Os animais foram resgatados e levados para um rancho. O cavalo abatido foi levado para descarte adequado.
Ainda durante a ação, após deixarem o assentamento, um carro passou em alta velocidade ultrapassando os carros das equipes da prefeitura e capotou na frente da equipe.
Após identificação e checagem, a Guarda Municipal de Viana obteve a informação de que o carro era roubado. O casal que estava no veículo foram socorridos por uma equioe do Samu.