Saúde Nova Venécia

ES monitora 3 casos suspeitos de gripe aviária em humanos e 23 pessoas possivelmente expostas à doença

Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) informou que está monitorando 24 pessoas que tiveram contato com a ave infectada apenas em Nova Venécia, no Noroeste do estado. Uma delas tem sintomas gripais leves e está isolada. ES tem outras duas pessoas com suspeita, totalizando 3 casos investigados.

Por Regional ES

22/05/2023 às 19:39:25 - Atualizado há
Trinta-réis-real - Foto: Reprodução/Elisa Ilha

A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) informou na tarde desta segunda-feira (22) que, após a ave da espécie Trinta-réis-real encontrada em Nova Venécia, no Noroeste do estado, testar positivo para a gripe aviária (vírus H5N1), está monitorando 24 pessoas que tiveram contato com o animal. Uma delas está com sintomas gripais leves, está em isolamento em casa e o caso é investigado.

Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

CRICARE

Com esses novos registros, três casos de gripe aviária em humanos no Espírito Santo seguem em investigação. Além desse novo caso suspeito em Nova Venécia, duas pessoas na Grande Vitória também são investigadas. Além disso, no estado 23 estão em monitoramento (pessoas que podem ter sido expostas, mas não apresentaram sintomas).

Ainda segundo a Sesa, para o caso da pessoa que apresentou sintomas gripais leves, foi iniciado o protocolo de isolamento social (que ocorre na própria residência), tratamento e coleta de exames para análise, ainda sem data para o resultado.

A amostra será encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) nesta segunda-feira (22), para posterior envio à Fiocruz.

No Espírito Santo, do dia 15 de maio (quando confirmaram as primeiras aves contaminadas) até esta segunda (22), já foram notificados 60 casos de possíveis gripe aviária em humanos. Três casos ainda estão sendo investigados.

Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram

THOMAZINE

Segundo o último boletim enviado pela Secretaria Estadual de Saúde, a situação da gripe aviária era a seguinte:

  • Notificados: 60
  • Descartados: 34
  • Em monitoramento: 23
  • Em investigação: 3

A Sesa esclarece que as pessoas que tiveram contato com as aves diagnosticadas com a Influenza aviária devem ser monitoradas e manter o isolamento social se apresentarem sintomas gripais pelo período de dez dias a partir do contato com a ave contaminada ou com suspeita de contaminação.

Primeiras aves contaminadas no Brasil

Aves silvestres da espécie Thalasseus acuflavidus. — Foto: Cláudio Dias Timm

Aves silvestres da espécie Thalasseus acuflavidus. — Foto: Cláudio Dias Timm

No dia 15 de maio, o Brasil registrou os seus primeiros casos de aves contaminadas com a Influenza Aviária (H5N1).

As três primeiras aves foram encontradas no Espírito Santo, e todas até agora são espécies migratórias. Duas foram encontradas em Marataízes, no Litoral Sul, e uma em Vitória.


O parque municipal da capital onde uma das aves contaminada foi encontrada chegou a ser fechado por tempo indeterminado.

As aves contaminadas não fazem parte do sistema industrial brasileiro. Isso significa que os frangos e os ovos disponíveis nos supermercados para consumo humano não foram impactados. A produção segue normalmente, apesar de as indústrias terem adotado regras mais rígidas de biossegurança.

A Influenza aviária não é transmitida pelo consumo de aves ou ovos.

Fonte: G1
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES