Enquanto alguns associam a Saúde Pública apenas à prevenção – vacinação, vigilância ambiental e afins – e ao tratamento, que vai da consulta médica à prescrição de medicamentos e terapias, desde 2019 a Prefeitura de São Mateus, através da Secretaria de Saúde, investe também em políticas ligadas diretamente à qualidade de vida dos pacientes, principalmente daqueles com menor condição socioeconômica.
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Dessas ações, que integram programas como o Ver Bem, Viver Melhor, onde os pacientes oftalmológicos recebem, da Prefeitura, os óculos prescritos pelo oftalmologista, ou ainda o Melhor em Casa, em que o paciente recebe os cuidados de enfermagem em sua residência, um dos destaques é a disponibilização de equipamentos para Pessoas com Deficiência - PCDs.
Com recursos destinados para essa finalidade, previstos ainda na Lei Orçamentária Anual do Município, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, camas hospitalares e outros itens são disponibilizados aos pacientes: ao longo de quatro anos foram entregues cerca de 300 cadeiras de rodas, sendo quatro motorizadas, devolvendo uma importante parcela da qualidade de vida a PCDs.
OLHAR DIFERENCIADO
"Proporcionar melhores condições de mobilidade a uma PCD é contribuir para a saúde mental do paciente, o que traz ganhos sensíveis à saúde como um todo. É qualidade de vida" – afirma o Secretário de Saúde de São Mateus, Henrique Follador.
"Temos um olhar diferenciado para aqueles que mais precisam do Poder Público, e para isso contamos sempre com as parcerias com o nosso governador Renato Casagrande, com a Assembleia Legislativa através do presidente, deputado Marcelo Santos, e com a Bancada Federal, que tem como líder o deputado federal Da Vitória" – destacou o prefeito Daniel Santana.